No próximo 6 de janeiro, o bispo de Salina, Kansas (EUA), dom Gerald Vincke, caminhará 32 quilômetros em peregrinação eucarística, da Igreja de Santa Maria, na cidade de Glasco, até a Igreja de São João Batista, na cidade de Beloit. Todo o percurso será dentro dos limites do Estado.

A caminhada será uma ocasião para pedir pela paz no mundo e pela paz de todas as comunidades e famílias nos EUA. A Igreja de São João Batista em Beloit informou que as pessoas interessadas na peregrinação podem se unir livremente ao bispo Vincke durante todo o trajeto, ou em algumas partes da rota.

A ideia da peregrinação nasceu numa iniciativa da Igreja de São João Batista, para incentivar os paroquianos a doarem para a campanha #iGiveCatholic. Nesse momento, dom Vincke prometeu caminhar 32 quilômetros se as doações chegassem a US$ 250 mil.

A campanha, disse a paróquia, foi um sucesso e arrecadou mais de US$ 320 mil.

“O mundo atual está muito agitado”, disse dom Vincke. “É meu desejo que todos na diocese de Salina se tornem apóstolos da paz nas nossas casas, locais de trabalho e comunidades, bebendo da fonte viva, o Santíssimo Sacramento do Altar”, acrescentou.

“Este será o centro da minha oração durante a peregrinação e convido todos os que puderem a unir-se a mim”, concluiu.

Nesse dia, as atividades começarão com uma missa rezada por dom Vicke, às 8h (hora local), na Paróquia de Santa Maria de Glasco. A organização prevê que a caminhada comece às 9h. A rota foi projetada para evitar passar nas principais rodovias.

A chegada à Igreja de São João Batista está prevista para 16h30, onde será recitada a Ladainha da Paz e guardado o Santíssimo Sacramento.

A iniciativa também se baseia em três fatores fundamentais: O segundo de três anos do Reavivamento Eucarístico Nacional, programa promovido pela conferência episcopal dos EUA para “inspirar, educar e unir os fiéis numa relação mais íntima com a presença real de Jesus na Eucaristia”.

Este movimento terminará com dois eventos no verão de 2024, quando milhares de pessoas deverão participar na Peregrinação Eucarística Nacional e no Congresso Eucarístico Nacional em Indianápolis.

A caminhada é uma alegoria à Visitação da Santíssima Virgem à sua prima santa Isabel. “Este encontro de Maria, milagrosamente grávida de Jesus, e sua prima Isabel, grávida de João Baptista, foi um acontecimento verdadeiramente alegre e recorda-nos a nossa alegria por Cristo que habita entre nós”, lê-se no comunicado de imprensa da Igreja de São João Batista.

O templo paroquial foi designado “Estrela do Manto de Nossa Senhora, Rainha da Paz” pela Comunità Regina della Pace, com sede na Polônia, em 2021. A missão desta associação é “promover a paz e a reconciliação entre os povos e as nações do mundo, através da Adoração Eucarística”.

Por fim, a organização informou que o evento acontecerá no dia da Epifania do Senhor, feriado de grande importância no calendário litúrgico católico.