A Igreja Católica na Argentina tem um novo beato: o cardeal Eduardo Pironio foi elevado aos altares no sábado numa cerimônia celebrada pelo cardeal Fernando Vérgez Alzaga na esplanada da basílica de Nossa Senhora de Luján.

“Hoje é um dia de festa e de alegria para todos”, disse o cardeal, enviado especial do papa Francisco para celebrar a beatificação. “É também um dia de festa para mim e para todos aqueles que conheceram o cardeal Eduardo Pironio”, acrescentou na homilia pronunciada depois de o declarar beato.

O cardeal Vérgez Alzaga falou do vínculo que existe entre o novo beato e o santuário de Luján, onde Pironio foi ordenado sacerdote em 5 de dezembro de 1943 e consagrado bispo em 31 de maio de 1964, além de estar sepultado ali.

Diante dos milhares de fiéis reunidos na esplanada, o cardeal lembrou também que o papa Francisco descreveu o seu compatriota como um “pastor humilde segundo o espírito do Concílio Vaticano II, uma testemunha de esperança e paciência evangélica, um defensor incansável da causa dos seus irmãos mais pobres”.

O cardeal Eduardo Francisco Pironio foi padre conciliar nas sessões III e IV do Concílio Vaticano II.

“O que significa que o cardeal Pironio seja declarado beato hoje? Quando um homem ou uma mulher são declarados beatos pela Igreja, significa que alcançaram a plenitude da felicidade, da alegria e da contemplação de Deus na glória do Céu”, disse o enviado papal.

“A Igreja confirma”, acrescentou, “que a pessoa está em íntima comunhão com Deus e o faz depois de um longo processo, no qual a sua fama de santidade, as suas virtudes heroicas, isto é, a sua vida exemplar, os seus escritos, e a constatação de um milagre atribuído à sua intercessão, estudado por um grupo de médicos especialistas, com pesquisas muito sérias”.

O milagre atribuído à intercessão do cardeal Pironio foi a cura de Juan Manuel Franco em 2006, quando ele tinha 15 meses e entrou em coma profundo por inalar acidentalmente purpurina.

Durante 13 dias a família rezou diante de uma pequena estátua com a imagem do cardeal. Depois disso a criança acordou sem vestígios de elementos tóxicos no sangue.

Foi precisamente Juan Manuel quem durante a cerimônia transportou as relíquias do novo beato, acompanhado pela sua família.

O beato cardeal Pironio “foi um exemplo vivo de fidelidade ao Evangelho, à Igreja e ao magistério do papa (…). A sua vida espiritual foi nutrida pela piedade eucarística, pela grande devoção mariana e pela veneração dos santos”, acrescentou o enviado especial do papa Francisco.

A cerimônia de beatificação contou com a presença de 80 bispos, religiosos, sacerdotes argentinos, além de membros da Ação Católica, da qual o cardeal Pironio foi conselheiro.

O cardeal Eduardo Pironio nasceu em 3 de dezembro de 1920 na província argentina de Nueve de Julio e morreu em 5 de fevereiro de 1998 no Vaticano. Foi presidente e secretário-geral do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, cargo que ocupou entre 1984 e 1996.

O beato Pironio ajudará a Argentina a renovar a esperança

Falando à ACI Prensa, o bispo de Nueve de Julio, dom Ariel Torrado Mosconi, manifestou a alegria da Igreja local pela beatificação do cardeal Eduardo Pironio.

“Agradecemos a Deus porque o cardeal Pironio será um motivo de renovação da esperança para todos os argentinos, e especialmente em Nueve de Julio, sua terra natal, por isso o celebraremos com muita alegria amanhã”, disse.

Dom Gustavo Larrazábal, bispo eleito de Mar del Plata – diocese que o beato pastoreou entre 1972 e 1975 – disse que “é uma grande alegria hoje poder celebrar a beatificação do cardeal Pironio”.

O novo beato argentino é “sem dúvida um ícone da Igreja de Mar del Plata e, sobretudo, da forma como devemos encarnar o ministério como serviço e como comunicador permanente de alegria e esperança”.

Durante a cerimônia que aconteceu em Luján foi anunciado que a festa litúrgica do beato cardeal Pironio será no dia 4 de fevereiro.