A arquidiocese de Nápoles anunciou que o milagre da liquefação do sangue de são Januário se repetiu no sábado (16), no final da missa da festa do seu padroeiro.

Em sua conta no Facebook, a arquidiocese italiana informou que no dia 16 de dezembro, às 10h35 da manhã “foi feito o anúncio da liquefação do sangue de são Januário”, ao final da missa celebrada na Capela do Tesouro da catedral de Nápoles.

A missa foi rezada pelo abade prelado, dom Vincenzo De Gregorio, “por ocasião da Festa do Patronato de são Januário, que é tradicionalmente acompanhada pela esperança da prodigiosa liquefação do sangue do padroeiro”, disse a arquidiocese em seu site.

 

O milagre da liquefação ocorre três vezes por ano. A primeira ocorre no dia em que se comemora a transferência dos restos mortais de são Januário para Nápoles (o sábado anterior ao primeiro domingo de maio); o dia da sua festa litúrgica (19 de setembro); e no dia 16 de dezembro, quando os devotos agradecem sua intercessão para diminuir os efeitos da erupção do vulcão Vesúvio, ocorrida em 1631.

 O processo nem sempre ocorre da mesma forma: a liquefação às vezes leva várias horas ou até dias para acontecer. Em poucas ocasiões o milagre não aconteceu.