Hoje (13) é dia de santa Luzia, padroeira da visão. A tradição conta que ela intercedeu por um milagre para sua mãe depois de ter a visão de outra santa.

As crônicas contam que no ano 301, Luzia de Siracusa (aprox. 283 - 304) e sua mãe foram como peregrinas à cidade italiana de Catânia, onde estavam os restos mortais de santa Ágata, uma jovem consagrada ao Senhor que havia sido martirizada 50 anos antes.

No dia 5 de fevereiro, Luzia e sua mãe participaram da missa da festa de santa Ágata. Naquele dia, o evangelho era sobre a mulher que sofria de hemorragias e que foi curada ao tocar no manto de Jesus. Assim, Luzia animou sua mãe, Eutiquia, a tocar com fé o túmulo de santa Ágata para que por sua intercessão ela fosse curada da doença que sofria.

No final da missa, ambas começaram a rezar com grande fervor diante das relíquias. Porém, Luzia entrou numa espécie de sonho ou êxtase e viu santa Ágata no meio de anjos.

A santa disse a Luzia: “Minha irmã, virgem consagrada a Deus, por que me pedes para conceder à tua mãe o que tu mesma podes conceder-lhe sem demora? Quero que saiba que, pelo mérito da sua fé, sua mãe já está curada”.

Quando Luzia acordou, contou à mãe o que tinha visto e disse-lhe que já havia sido curada.

Então santa Luzia pediu à mãe que não falasse mais com ela sobre casamento. Eutiquia inicialmente relutou, mas depois aceitou.