A arquidiocese de Omaha, no estado de Nebraska, EUA, relatou o assassinato do padre Stephen Gutgsell, de 65 anos, que foi esfaqueado por volta das 5h (hora local) no dia 10 de dezembro, segundo domingo do Advento.

“A arquidiocese de Omaha está orando pelo padre Stephen Gutgsell, que foi atacado durante um assalto na reitoria da Paróquia St. John the Baptist em Fort Calhoun na manhã de domingo”, disse um comunicado divulgado no domingo (10).

Depois do ataque, “o padre Gutgsell foi levado para o Nebraska Medicine em Omaha, onde morreu por causa das lesões que tinha”.

“Por favor, unam-se ao arcebispo George Lucas na oração pelo repouso do padre Gutgsell, pela sua família e pela comunidade paroquial neste momento trágico”, concluiu o texto.

O Gabinete do Xerife do Condado de Washington informou em nota que recebeu a chamada de alerta por volta das 5h05 (hora local) e que os agentes chegaram seis minutos depois.

No local encontraram “um homem negro dentro da residência e o padre Stephen Gutgsell com ferimentos causados ​​por um ataque”. O suspeito foi levado sob custódia no Centro Correcional do Condado de Washington, acrescentou o comunicado.

Em atualização do comunicado, no mesmo domingo, o Gabinete do Xerife disse que o suspeito do assassinato foi identificado como Kierre L. Williams, de 43 anos, e que agora está sendo acusado de homicídio.

O padre Gutgsell era sacerdote há mais de 30 anos. Ele também serviu na Paróquia de São Francisco Bórgia em Blair. Além de celebrar a missa diária e ministrar os sacramentos, ele dava aulas de bíblia e de história da Igreja para adultos.

Ele estudou no Seminário St. Paul de 1980 a 1984; e no College of St. Thomas, entre 1976 e 1980.