O aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), tem uma imagem de Nossa Senhora de Loreto em uma pequena capela do lado externo do edifício. A imagem é protegida por barras de ferro e uma camada de vidro.


Segundo uma placa comemorativa ao lado da capela, a imagem foi abençoada pelo papa são João Paulo II e entregue pelas "companhias aéreas brasileiras" ao aeroporto em 16 de outubro de 1981.


O papa Bento XV declarou Nossa Senhora de Loreto padroeira da aviação em 24 de março de 1920.


"Prezados amigos, no dia 24 de Março de 1920 o meu predecessor Bento XV, de veneranda memória, proclamou a Bem-Aventurada Virgem Maria de Loreto, Padroeira de todos os aviadores, com referência ao "arcanjo Gabriel, que desceu do céu para transmitir a Maria 'o feliz anúncio' da Maternidade divina "(cf. Lc 1, 26-38) e à devota tradição ligada à Casa Santa", explicou o papa Bento XVI em discurso no Vaticano à Entidade Nacional de Aviação Civil (ENAC), entidade responsável pela aviação civil na Itália, em 20 de fevereiro de 2010.


Segundo a tradição, a Santa Casa de Loreto é a mesma Casa de Nazaré, na qual se deu o anúncio do Anjo, foi concebido Jesus Cristo e onde o Senhor viveu com José e a Virgem.

A Santa Casa de Nazaré tinha duas partes, uma pequena gruta e uma estrutura de tijolos que se estendia a partir da entrada da gruta. Hoje está protegida por uma cripta de mármore dentro do Santuário de Nossa Senhora de Loreto, na Itália.

Em 1291, os muçulmanos conquistaram a Terra Santa e queriam destruir todos os lugares sagrados do cristianismo. Quando chegaram às proximidades de Nazaré, os inimigos diziam: “nunca mais os cristãos celebrarão a Anunciação aqui”.

Segundo a tradição do translado, quando os cruzados perdiam o controle na Terra Santa, o Senhor enviou seus anjos com a ordem de levarem a casa para um lugar seguro.

Em 12 de maio de 1291, os anjos a transladaram para uma cidade chamada Tersatto, na Croácia. Pela manhã, os vizinhos ficaram surpresos ao ver a Casa sem fundações e sem saber como chegou.

Dentro, encontraram um altar de pedra e em cima dele uma estátua de cedro da Virgem Maria com o menino Jesus em seus braços. O menino segurava com sua mão esquerda uma esfera de ouro que representava o mundo e seus dois dedos da mão direita estavam estendidos, como abençoando. Ambos vestiam uma espécie de túnica e tinham coroas de ouro.

Dias depois, a Virgem apareceu a um sacerdote local e explicou a ele o lugar de onde a Casa procedia. Maria lhe disse: “deves saber que a casa que recentemente foi trazida a tua terra é a mesma casa na qual eu nasci e cresci. Aqui, na Anunciação do Anjo Gabriel, eu concebi o Criador de todas as coisas. Aqui, o Verbo se fez carne”.

Depois de três anos e cinco meses, em 10 de dezembro de 1294, a Casa desapareceu de Tersatto e alguns pastores de Loreto, na Itália, disseram ter visto uma casa voando sobre o mar e sustentada por anjos. A tradição assinala que um anjo com capa vermelho, São Miguel, dirigia os outros e a Virgem com o Menino estavam sentados sobre a Casa.

Nossa Senhora de Loreto é padroeira tanto da aviação civil quanto militar. Em 2020, a Força Aérea Brasileira (FAB) doou uma imagem de Nossa Senhora de Loreto à Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto, no bairro de Jacarepaguá, no Rio (RJ), em homenagem aos 100 anos de Nossa Senhora de Loreto como padroeira da aviação.