No domingo (10) faz um ano da beatificação da mártir Isabel Cristina Mrad Campos. Para celebrar esta data, a arquidiocese de Mariana vai fazer uma peregrinação de jovens ao santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG).

Isabel Cristina Mrad Campos nasceu em 29 de julho de 1962, em Barbacena (MG). Ela participava frequentemente da missa, dos sacramentos e da Associação de Voluntariado das Conferências de São Vicente. Em 1982, mudou-se para Juiz de Fora (MG) para fazer um curso pré-vestibular, pois queria cursar Medicina para ajudar as crianças carentes. No dia 1º de setembro daquele ano, um homem que foi ao apartamento dela montar um guarda-roupa tentou violentá-la, mas Isabel resistiu. Diante da resistência, ele a matou com 15 facadas.

Em 27 de outubro de 2020, o papa Francisco reconheceu o martírio de Isabel Cristina. Ela foi beatificada em 10 de dezembro de 2022, em Barbacena, em uma celebração que contou com a presença de cerca de 10 mil pessoas. Sua memória litúrgica é celebrada no dia do martírio, 1º de setembro.

“Com essa peregrinação, acreditamos fazer despertar, ainda mais no coração da juventude, o desejo do serviço amoroso à Igreja e a vivência da santidade”, disse ao site da arquidiocese de Mariana o assessor arquidiocesano das juventudes, padre Edir Martins Moreira.

A programação começará às 8h, com a acolhida no santuário arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade. Às 10h, o bispo de São João Del Rei (MG) e referencial para a juventude no Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Eudes Campos do Nascimento, vai celebrar a missa. Depois, haverá uma animação e a oração do terço, com meditação da vida da beata Isabel Cristina, na praça em frente ao santuário. O encerramento será com um almoço, às 12h.

As caravanas e grupos interessados em participar da peregrinação podem se inscrever até amanhã (8), no Centro de Pastoral da Região Sul, pelo telefone (32) 98806-3479.