O papa Francisco recebeu no Vaticano Roseline Hamel, irmã do padre assassinado na França por terroristas islâmicos há sete anos, durante uma missa.

Em 26 de julho de 2016, o padre francês Jacques Hamel foi morto por terroristas do Estado Islâmico que atacaram a sua paróquia na cidade de Saint-Etienne-du-Rouvray, na Normandia, França, durante a celebração da missa.

O padre de 85 anos tentou deter os agressores armados com facas, mas os jihadistas o degolaram no altar gritando “Allahu akbar”, “Deus é grande”, em árabe. O padre Hamel gritou: “Afaste-se, Satanás!”

Roseline Hamel, que desde o assassinato do padre Jacques leva por toda parte o testemunho de fé que seu irmão lhe transmitiu, está em Roma para participar da apresentação dos Encontros Internacionais de São Francisco de Sales em Lourdes, França, que acontecerão de 24 a 26 de janeiro de 2024.

A Fédération des Médias Catholiques de France (Federação dos Meios Católicos da França) organiza este evento que reunirá mais de 250 jornalistas católicos e profissionais dos meios de comunicação de trinta países de todos os continentes.

Durante os encontros, o Prêmio da Paz Padre Jaques Hamel, criado em 2017, será concedido aos candidatos escolhidos por terem prestado serviços diferenciados que tenham favorecido a construção de pontes entre as religiões.

Para informar sobre este acontecimento, aconteceu uma coletiva de imprensa na terça-feira (5), no Instituto Maria Santíssima Bambina, em Roma

Francisco recebeu os três participantes da coletiva de imprensa no Vaticano, entre os quais estavam, além de Roseline Hamel, Jean-Marie Montel, diretor-geral do Grupo Bayard, consultor do Dicastério para a Comunicação e presidente da Federação dos Meios Católicos da França e Xavier Le Normand, jornalista do jornal La Croix e coordenador do programa Encontros.

O arcebispo de Rouen, França, dom Dominique Lebrun, anunciou oficialmente em abril de 2017 a abertura da causa diocesana de beatificação do padre. Após o seu assassinato, o papa Francisco lembrou-se do padre Jacques Hamel como “um sacerdote santo”.