Há alguns dias, aconteceu um encontro nacional de comunicadores católicos nas Filipinas. O bispo auxiliar de Cebu, dom Midyphil Billones, pediu que eles não “fiquem obcecados” com o número de seguidores, mas se concentrem em que as pessoas sejam levadas para Jesus.

 

“Cristo é o conteúdo. Nós somos mensageiros disso. Mas cuidado para não ficar obcecado com o ‘sistema de seguidores’, que é encontrar validação no que é popular em um determinado momento e ganhar muitos seguidores”.

Dom Billones fez esse chamado no último sábado (2), durante o 12º Catholic Social Media Summit (CSMS), que aconteceu na Escola do Sagrado Coração – Ateneo de Cebu, na cidade de Mandaue, e no qual participaram cerca de 400 jovens, alguns de forma virtual.

“Como mensageiro, é preciso ganhar seguidores, mas seguidores de Cristo. Não fiquem frustrados mesmo que só cinco pessoas estejam assistindo à transmissão ao vivo ou que apenas 12 pessoas tenham gostado de sua postagem", disse ele.

Dom Billones disse que o importante é encorajar as pessoas “a encontrar força na fé”. Se conseguirem isso, então, como comunicadores católicos, terão cumprido o seu propósito, acrescentou.

Segundo a CBCP News, agência de informação da Conferência Episcopal das Filipinas, durante a sua participação o bispo auxiliar de Cebu disse que o comunicador católico também deve aprender “a arte de construir pontes”.

“Há também almas que desejam ser alcançadas. Existem mentes sedentas que precisam de iluminação e existem corações que anseiam por conexões significativas, não por pescar gatos ou se relacionar com um avatar. Nós podemos fazer a diferença”, disse ele.

O evento foi organizado pela arquidiocese de Cebu e reuniu membros do ministério da comunicação social e profissionais dos meios católicos de diferentes dioceses, congregações e organizações eclesiais.

CSMS é uma iniciativa do YouthPinoy, um grupo de jovens “missionários online”, em colaboração com o Gabinete de Comunicação Social da Conferência Episcopal das Filipinas (CBCP), Areopagus Communications e a Comissão Episcopal para as Comunicações Sociais da CBCP.