O Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST), em Encantado (RS), vai celebrar no dia 12 de dezembro uma missa para agradecer pelos nascimentos que aconteceram na instituição em 2023. Para a celebração, são convidadas todas as crianças e seus familiares. Esta iniciativa acontece há mais de dez anos.

 “As famílias ficam muito felizes de participar, trazem as crianças, vêm avó, avô, a família toda. É algo muito bonito”, disse a assistente administrativa do hospital, Marilene Daltoé.

Segundo Daltoé, todos os meses, o hospital celebra a “missa da esperança, com os familiares de pessoas que morreram no hospital no mês anterior”. Esta celebração acontece na segunda terça-feira do mês. “Convidamos os familiares e pedimos que tragam um flor a ser ofertada durante o ofertório na missa, em memória do falecido”.

A assistente administrativa contou que, “diante dessa missa com os familiares dos falecidos, nós nos perguntamos: por que não celebrar também a vida que nasce?”.

“Temos muito mais nascimentos do que mortes e também precisamos celebrar esses nascimentos. Então, como no final do ano tem toda a questão do Natal, em dezembro, fazemos a missa em ação de graças, como forma de agradecer por todas as vidas, todas as crianças que nasceram aqui durante o ano”, disse. Até o dia 22 de novembro, o HBST registrou 444 nascimentos em 2023.

Daltoé contou que costumam participar da missa crianças que nasceram entre janeiro e novembro. “Então, tem crianças com quase um ano e crianças de poucos dias. É uma missa muito bonita, com bastante participação”, disse.

Também participam da celebração “os funcionários do hospital, os médicos”.

Para Daltoé, “com certeza”, celebrar a vida das crianças que nasceram é um resposta frente a à promoção do aborto na sociedade. “Vemos a alegria das pessoas de irem, de participarem, elas se sentem muito gratas por esse momento”.

“O nascimento é um momento de alegria. Com a proximidade do Natal, traz ainda mais essa esperança, essa questão da família, da união, de celebrar a vida, de renovação. Então, é isso, precisamos cada vez mais incentivar esses momentos”, concluiu.

A missa será celebrada na igreja matriz de São Pedro de Encantado, dia 12 de dezembro, às 19h.

O Hospital Beneficente Santa Terezinha foi inaugurado em 1945. Foi administrado pela Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e, 1986, foi cedido à Sociedade Beneficente São Camilo, da congregação dos camilianos.