O papa Francisco enviou hoje (24), um telegrama de condolências por causa do “trágico acidente” ocorrido no estádio Michael Ornano, em Brazzaville, na República do Congo, onde ao menos 37 pessoas morreram numa debandada.

Na carta, enviada ao presidente da Conferência Episcopal do país, dom Bienvenu Manamika Bafouakouahou, escrita pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, o papa transmite a sua proximidade espiritual aos familiares e amigos dos mortos.

O telegrama diz que o papa Francisco “pede ao Altíssimo que conceda a felicidade eterna aos falecidos e que apoie as famílias em sua dor”.

Francisco também convida todos “a demonstrar grande solidariedade fraterna e espiritual com todos aqueles que sofrem”.

Por fim, o papa presta homenagem “a todos aqueles que vieram em auxílio dos jovens em perigo após o incidente”. Atualmente, há 145 pessoas feridas.

O incidente ocorreu na noite de segunda-feira (20), no momento em que o exército do país fazia um evento de recrutamento.

Segundo a imprensa local, o acidente foi provocado depois que um jovem foi entregar seu pedido de admissão militar, causando um grande tumulto que levou a uma terrível debandada na qual 37 pessoas morreram esmagadas.

As operações de recrutamento, às quais participam muitos jovens para se alistar e assim garantir um futuro, foram canceladas e foi declarado luto nacional. Este país da África Central tem uma taxa de desemprego juvenil de 42%.