O papa Francisco nomeou o bispo de Châlons, François Touvet, bispo coadjutor de Fréjus-Toulon, diocese francesa cujas ordenações sacerdotais foram suspensas pela Santa Sé no ano passado depois de uma “visita fraterna”.

O bispo Rey, conhecido por seu apoio à missa tradicional em latim, ordenou clérigos diocesanos usando o pontifical romano de 1962, que teve seu uso restringido pelo papa Francisco.

O bispo coadjutor vai servir ao lado do atual bispo, Dominique Rey, de 71 anos, e vai sucedê-lo automaticamente depois de sua renúncia regulamentar ao completar 75 anos.

A diocese disse que Touvet terá “poderes especiais” na governança da diocese, nomeadamente no seminário e na formação sacerdotal, na administração financeira, no gerenciamento do clero, e no apoio a comunidades religiosas.

A Santa Sé exigiu que ordenações de sacerdotes e diáconos fossem suspensas na diocese do sul da França no ano passado devido a “perguntas feitas por certos dicastérios sobre a reestruturação do seminário e a política de acolhimento de pessoas na diocese”, anunciou o bispo Rey em junho do ano passado.

A diocese de Fréjus-Toulon teve um número recorde de ordenações sacerdotais na França desde que Rey foi nomeado bispo pelo papa são João Paulo II em 2000.

Quando o papa Francisco publicou o motu proprio Traditionis custodes em julho de 2021 restringindo o uso da liturgia anterior à reforma do Concílio Vaticano II, Rey falou das preocupações de alguns padres e comunidades em sua diocese que celebravam a missa segundo o rito antigo.

Rey disse ontem (21) em uma carta à sua diocese que era grato a Deus por vê-los “emergir dos tormentos”, que começaram em junho de 2022.

“Este um ano e meio de espera [para retomar ordenações] foi particularmente difícil e doloroso para todos nós sacerdotes, religiosos, fiéis e particularmente os seminaristas”, disse Rey. “Apesar da tentação da raiva e da incompreensão diante dessa sanção coletiva, graças à oração e à graça de Deus, não cedemos ao desânimo”.

O novo bispo coadjutor, François Touvet, estudou na principal academia militar da França e foi oficial da marinha antes de entrar no seminário.

Ele se tornou bispo de Châlons em fevereiro de 2016.

Mais em

Touvet também é administrador da associação particular de fiéis Communauté du Verbe de Vie desde 2022.

Segundo o jornal francês Liberátion, Touvet é um “conservador assertivo de uma família militar”. Jean-Marie Guénois, editor de assuntos religiosos do jornal francês Le Figaro, disse na última semana que Touvet também mostra fortes qualidades pastorais.

A indicação de Touvet como bispo coadjutor encerra um período de incerteza para a diocese de Fréjus-Toulon.

O anúncio de junho do ano passado de que ordenações ao sacerdócio e ao diaconado seriam suspensas foi feito após o arcebispo de Marselha, Jean-Marc Aveline, fazer uma visita à diocese de Fréjus-Toulon, sua sufragânea, a pedido da Santa Sé.

Segundo a revista católica francesa La Vie, a diocese de Fréjus-Toulon ordenou dez padres e oito diáconos em 2021.

“Acolhemos esse pedido [de suspender ordenações] com tristeza e confiança, cientes da provação que representa sobretudo para aqueles que se preparavam para receber a ordenação”, disse Rey em 2 de junho de 2022.