Os bispos reunidos em Baltimore, Maryland, para a assembleia anual de outono da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB, na sigla em inglês) votaram na quarta-feira (15) a favor de enviar uma carta ao papa Francisco pedindo que se dê a são João Henrique Newman o título de Doutor da Igreja. A petição inicial foi apresentada pela Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales. Votaram a favor 240 bispos. Só dois votaram contra.

Newman, nascido em 1801, converteu-se da Igreja da Inglaterra ao catolicismo vindo quando já era pastor e um intelectual público importante de Oxford. Sua conversão, em 1845, resultou na perda de muitos amigos e de sua própria irmã, que nunca mais falou com ele.

Newman tornou-se sacerdote em 1847 e fundou o oratório de São Filipe Neri na Inglaterra. Dedicou-se particularmente à educação, fundando duas escolas para rapazes e a Universidade Católica da Irlanda. A “Ideia de uma Universidade” de Newman tornou-se um texto fundamental sobre o ensino superior católico. Autor prolífico e escritor de cartas, ele morreu em Birmingham em 1890, aos 89 anos.

Se for nomeado Doutor da Igreja, Newman, canonizado em 2019, se juntará a pouco mais de três dúzias de santos, que incluem santo Agostinho, santo Antônio de Pádua, são Jerônimo e santa Teresa de Lisieux.

Tradicionalmente, o título de doutor da Igreja é concedido com base em três requisitos: a manifesta santidade do candidato, afirmada pela sua canonização como santo; a eminência da pessoa na doutrina, demonstrada pelo legado de um corpo de ensinamentos que trouxeram contribuições significativas e duradouras para a vida da Igreja; e uma declaração formal da Igreja, geralmente por um papa.

“Se isso acontecer, se Newman for nomeado doutor, deveríamos realmente aproveitar isso, estudar profundamente seus escritos”, disse o bispo de Winona-Rochester, Minnesota, Robert Barron, à assmbleia da USCCB. “Acho que pode ajudar a curar algumas das divisões na nossa Igreja”.

O diretor editorial da EWTN News, Matthew Bunson, disse numa entrevista ao “EWTN News Nightly” que o apoio dos bispos pode muito bem ter um efeito.

“Os bispos dos EUA fizeram um apelo ao [papa Bento XVI] sobre são João de Ávila, e ele foi nomeado doutor da Igreja. Em 2019, pediram ao papa Francisco que fizesse de santo Irineu de Lyon um doutor da Igreja, e isso aconteceu apenas alguns anos depois”, observou Bunson.

“Portanto, isso poderia ter um efeito, e os bispos querem claramente que isso aconteça o mais rápido possível”.