O papa Francisco exortou os jovens a viver com alegria e esperança na sua mensagem por ocasião da XXXVIII Jornada Mundial da Juventude, que se celebra em todas as dioceses no dia 26 de novembro, festa de Cristo Rei.

Depois de recordar a celebração da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa em agosto, que na sua opinião “superou todas as expectativas”, o papa Francisco convidou os jovens a preparar os dois anos que antecedem a celebração do Jubileu em 2025, meditando sobre a esperança.

O papa considera que, embora a juventude seja um tempo de “esperanças e sonhos”, vivemos num tempo “em que para muitos, mesmo jovens, a esperança parece ser a grande ausente”.

“Diante dos dramas da humanidade, especialmente diante do sofrimento dos inocentes”, podemos ser “uma parte da resposta de Deus” e expressão do seu amor “que faz nascer a alegria e a esperança, mesmo onde parece impossível”, acrescenta.

O papa Francisco disse na sua mensagem que “a esperança cristã não é um otimismo fácil, nem um placebo para os incautos. É a certeza, enraizada no amor e na fé, de que Deus nunca nos deixa sozinhos e cumpre a sua promessa”.

É a esperança que a Virgem Maria sustentou depois da morte do seu Filho: “Foi Ela quem preencheu o silêncio do Sábado Santo com uma amorosa expectativa cheia de esperança, incutindo nos discípulos a certeza de que Jesus venceria a morte e que o mal não seria a última palavra".

Alimentar a esperança

“Quando a centelha da esperança se acende em nós, às vezes corremos o risco de que ela se apague pelas preocupações, pelos medos e pelos fardos da vida cotidiana”, disse o papa. “É a brisa suave do Espírito Santo que alimenta a esperança; mas também nós podemos ajudar a alimentá-la de várias maneiras”.

Por um lado, rezar para descobrir que “o sol está sempre presente, mesmo quando tudo parece cinzento”. Por outro lado, fazer escolhas diárias para “escolher um estilo de vida baseado na esperança”. Francisco disse aos jovens para publicar “uma palavra de esperança todos os dias” nas redes sociais.

Depois, exortou a “amar o nosso tempo, no qual Deus nos colocou não sem razão”, apesar das decepções e dificuldades.

“Queridos jovens, não tenham medo de compartilhar com todos a esperança e a alegria de Cristo Ressuscitado. A centelha que foi acesa em vocês, cuidem dela, mas ao mesmo tempo doem-na: vocês perceberão que ela crescerá”, disse o papa. “Não se deixem contagiar pela indiferença e individualismo".