A diocese de Roma planejou um ano inteiro de eventos para marcar o 1.700º aniversário da arquibasílica de São João de Latrão, que foi inaugurada em 9 de novembro de 324.

A igreja é a catedral da diocese e a sede do bispo de Roma, o papa. Até o século XIV, o palácio adjacente serviu como residência papal.

Embora são João Batista e são João Evangelista sejam os patronos da arquibasílica, ela é chamada de São João de Latrão porque foi construída em uma propriedade doada pela família Plautii Laterani durante o Império Romano.

A data da dedicação da basílica, 9 de novembro de 324, pelo papa são Silvestre I, é um dia de festa na Igreja.

Uma inscrição em latim na igreja diz: “Omnium ecclesiarum Urbis et Orbis mater et caput”, que significa em português: “A mãe e cabeça de todas as igrejas da cidade e do mundo”.

“A catedral de Roma, Mater et Caput de todas as Igrejas de Roma e do mundo, é um ponto de referência muito especial para a nossa diocese e para a Igreja universal”, disse o vigário de Roma, cardeal Angelo De Donatis, em publicação no site da diocese de Roma.

“Nele se respira a história de 17 séculos, de uma basílica construída e reconstruída três vezes, até a atual construção de 1700. Nela aconteceram cinco concílios ecumênicos”, continuou.

“Na Sé da Cátedra de Pedro”, disse De Donatis, “todos os cristãos do mundo sentem o vínculo com o bispo de Roma. Neste lugar, nós, cristãos de Roma, reconhecemos mais uma vez o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, apontado por [João] Batista. Aqui sentimos, como [João], o discípulo amado, o coração pulsante de Cristo, o Salvador, consumido de amor por toda a humanidade. Na escola dos dois ‘Joões’ encontramos a vocação particular da nossa Igreja chamada a presidir na caridade”.

A diocese de Roma vai abrir o ano de celebrações com uma missa solene pontifícia celebrada por De Donatis na tarde de hoje (9). A missa vai incluir música escrita para a ocasião pelo padre Marco Frisina, o mais popular compositor contemporâneo de hinos religiosos da Itália.

Outros eventos programados ao longo do ano incluem concertos, missas e palestras religioso-culturais sobre a história da arquibasílica e do adjacente palácio de Latrão.

As celebrações do aniversário serão encerradas com uma missa no dia 9 de novembro de 2024.