No próximo ano, o papa Francisco publicará uma autobiografia na qual contará as suas memórias de acontecimentos históricos, desde a eclosão da Segunda Guerra Mundial até o ataque das Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001.

A editora HarperCollins anunciou na terça-feira (7) que publicará o livro do papa, intitulado Vida, a minha história na História, na primavera de 2024 (entre março e junho) nos EUA, Europa e América Latina.

“Neste livro, contamos uma história, a história de minha vida, por meio dos eventos mais importantes e dramáticos que a humanidade vivenciou nos últimos oitenta anos”, escreveu o papa Francisco em um comunicado publicado pela editora na terça-feira.

“É um volume que vê a luz para que, especialmente a geração mais jovem, possa ouvir a voz de um homem idoso e refletir sobre o que nosso planeta viveu, para não repetir os erros do passado”.

O texto foi coescrito pelo vaticanista Fabio Marchese Ragona, que entrevistou o papa Francisco para especiais da televisão italiana em 2021 e 2022 e publicou recentemente um livro em italiano sobre exorcistas com anedotas sobre o papa.

Segundo a HarperCollins, o volume reunirá as memórias do papa Francisco sobre o início da Segunda Guerra Mundial, a campanha nazista para exterminar os judeus, o bombardeio atômico de Hiroshima e Nagasaki, o colapso das Torres Gêmeas, a grande recessão econômica de 2008, a renúncia de Bento XVI e a pandemia de covid-19.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Nascido em 1936 na Argentina, o papa Francisco tinha apenas 2 anos quando a Alemanha nazista invadiu a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial, e 8 anos quando a bomba atômica foi lançada sobre Hiroshima e Nagasaki.

O arcebispo jesuíta de Buenos Aires foi criado cardeal por são João Paulo II em fevereiro de 2001, poucos meses antes dos atentados de 11 de setembro, e serviu como presidente da Conferência Episcopal Argentina em 2008. Tinha 76 anos quando foi eleito papa, após a histórica renúncia de Bento XVI.

A autobiografia de Francisco, que não é classificada como um livro de memórias, também abordará temas globais atuais, como o aborto, a discriminação racial, as mudanças climáticas, as armas atômicas, a guerra e as desigualdades sociais.

O papa Francisco é autor de vários livros, incluindo uma entrevista com um missionário espanhol intitulada A força da vocação de 2018, Vamos sonhar juntos: o caminho para um futuro melhor de 2020, e uma entrevista com um psicólogo italiano intitulada O medo como dom de 2023.

O primeiro livro do papa desde que assumiu a cátedra de Pedro, O Nome de Deus é Misericórdia: Uma Conversa com Andrea Tornielli se tornou um best-seller do New York Times em 2016.