Uma bomba atingiu uma casa das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no Sudão, país africano, ao sul do Egito. Não houve vítimas fatais, mas a infraestrutura foi seriamente danificada e várias pessoas ficaram feridas.

Segundo a Agência Salesiana de Notícias (ANS), o fato aconteceu na sexta-feira (3), antes das 7h na obra Dar Mariam, em Cartum, capital do Sudão.

Esta casa das FMA é refúgio para muitas mães com seus filhos, mas também para idosos e doentes. Na casa também moram cinco freiras e o salesiano padre Jacob Thelekkadan.

Segundo o padre, a bomba atingiu o primeiro andar e se partiu, provocando duas explosões na casa.

Como resultado, uma jovem mãe e seus dois filhos pequenos ficaram feridos. Um professor foi atingido nas duas pernas e duas portas caíram sobre alguns salesianos que estavam em uma sala. Todos os afetados já receberam alta.

Nas fotos publicadas pela ANS dá para ver diversas partes do complexo em escombros. Também é possível ver os destroços e buracos na parede, portas e janelas quebradas e um homem com parte da roupa coberta de sangue, sinais da força da detonação.

Um quadro de Maria Auxiliadora ficou completamente destruído. Segundo o padre Thelekkadan, seguindo a visão salesiana de otimismo, tem um sentido mariano de proteção.

“Temos a certeza de que Nossa Mãe quis se sacrificar por todos nós. Assim, o belo retrato de Nossa Mãe Santíssima foi destruído. O cuidado maternal de Nossa Mãe Rainha em Dar Mariam”, disse o padre.

Por que o ataque aconteceu?

O Sudão vive uma guerra civil devido a confrontos entre várias facções militares. A população desprotegida continua no centro dos ataques e vive em perigo constante.

Estima-se que há cerca de 5 mil mortos, mais de 12 mil feridos e milhões de deslocados.

Segundo a ANS, há igrejas destruídas e a maioria dos missionários foi evacuada. Contudo, as Filhas de Maria Auxiliadora decidiram ficar para ajudar os necessitados.

O padre Thelekkadan, responsável pelo centro profissional “São José”, fechado pelos combates, decidiu ficar em Cartum para colaborar com as religiosas.

As Filhas de Maria Auxiliadora pediram encarecidamente orações pela paz.