A arquidiocese de Baltimore, nos EUA, disse na semana passada que as missas e os sacramentos em uma paróquia de Baltimore seriam interrompidos depois que seu pároco foi removido de lá no mês passado, após um escândalo sobre acusações de abuso sexual e dinheiro para silenciar testemunhas.

O padre Paschal Morlino, OSB, ex-pároco da paróquia de St. Benedict, foi suspenso das funções sacerdotais no mês passado, após uma investigação da arquidiocese.

O padre disse a um meio de comunicação local no início de outubro que, anos atrás, havia firmado um acordo confidencial de 200 mil dólares para acalmar acusações de agressão sexual e fraude financeira. A arquidiocese disse em um comunicado no mês passado que depois de tomar conhecimento do relatório, iniciou imediatamente uma investigação e decidiu dentro de 24 horas, juntamente com a ordem beneditina de Morlino, destitui-lo do cargo de pároco de St. Benedict e suspender as suas faculdades sacerdotais.

Em um comunicado divulgado no sábado (4), a arquidiocese anunciou que “não será nomeado pastor para a Igreja de St. Benedict” após a destituição de Morlino e que “por causa disso, o número de ministérios será limitado no futuro”.

“A difícil decisão foi tomada com base no número limitado de clérigos disponíveis para este ministério”, disse a arquidiocese no seu comunicado.

“Lamentavelmente, a decisão também significa que a missa, os sacramentos, a preparação sacramental e os cultos não continuarão mais na Igreja de St. Benedict, a partir de 15 de novembro de 2023”, disse a arquidiocese.

“Entendemos que esta notícia chega em um momento difícil para os paroquianos”, continua o comunicado. “Uma equipe de divulgação estará disponível para ajudar os paroquianos e, se desejarem, ajudá-los a receber serviços pastorais católicos nas paróquias próximas”.

A arquidiocese observou que os beneditinos da abadia de St. Vincent em Latrobe, Pensilvânia, proprietários da paróquia de Baltimore, “envolveram os dedicados voluntários da paróquia e formularam um plano para continuar vários programas de extensão comunitária” na propriedade beneditina.

“Por favor, rezem pelos paroquianos de St. Benedict durante este momento difícil”, pediu a arquidiocese em seu comunicado.

Morlino foi pároco em St. Benedict por mais de 30 anos. Ele disse em entrevista ao jornal local Baltimore Banner , no mês passado, no que o meio de comunicação chamou de “uma ampla entrevista de 90 minutos”, que foi acusado de estupro e pagou 200 mil dólares ao seu acusador há vários anos.

“Eu só queria mantê-lo quieto, me livrar dele, porque ele estava apenas criando problemas. Minha consciência está limpa; são tudo coisas que ele inventou”, disse Morlino ao Banner.

Mais em