A catedral da Anunciação em Stockton, no estado americano da Califórnia, foi vandalizada na manhã de domingo (5) com tinta branca espalhada nas placas e portas da frente da igreja. As autoridades investigam se o vandalismo constitui um crime de ódio contra a Igreja.

A polícia de Stockton descreveu o vandalismo como “tinta branca aplicada aleatoriamente na área da porta da frente, em uma passarela e na área de paisagismo, bem como em um trailer estacionado”.

Segundo a polícia, acredita-se que o vandalismo tenha ocorrido por volta das 5h45. As autoridades policiais vão investigar se o vandalismo foi um crime de ódio.

Não houve prisões até o momento e um suspeito ainda não foi identificado, disse ontem (6) um porta-voz da polícia à CNA, agência em inglês do grupo EWTN, ao qual pertence ACI Digital.

O bispo de Stockton, dom Myron Cotta, disse em um comunicado no domingo (5) que estava “profundamente triste” ao saber do ataque à igreja.

“Quero expressar a minha sincera gratidão à nossa dedicada equipe paroquial e aos paroquianos pela sua rápida assistência na gestão da situação”, disse Cotta no comunicado.

O bispo também agradeceu ao departamento de polícia de Stockton por sua “pronta resposta” ao chegar ao local.

A cidade de Stockton está localizada ao sul de Sacramento e a leste de São Francisco.

A catedral postou fotos do vandalismo no Facebook no domingo (5) e disse que está “viva com o Espírito Santo”.

“Obrigado aos nossos incríveis paroquianos [que] ofereceram seu equipamento e talento para lavagem de pressão, e ao nosso pessoal de manutenção que vai finalizar os detalhes das portas”, disse a publicação.

“Obrigado à comunidade por suas orações. Deus é bom", acrescentou.

Vários atos de vandalismo contra igrejas católicas aconteceram nos EUA nos últimos meses. No mês passado, duas igrejas católicas em Massachusetts foram vandalizadas, sendo uma delas a catedral da Santa Cruz, em Boston.

Em agosto, a polícia prendeu um homem suspeito de tentar incendiar uma igreja em Ohio, além de vandalizá-la gravemente, causando danos estimados em 20 mil dólares.

Em junho e julho, uma igreja em El Paso, no Texas, e uma escola em Denver, Colorado, também foram alvos de ataques.