A Igreja Católica celebrou no dia 1º de novembro a solenidade de Todos os Santos. No Brasil, a solenidade é transferida para o domingo seguinte e foi celebrada ontem (5). Para comemorar a data, diversas paróquias e escolas católicas no país promoveram o Holywins, uma iniciativa em que as crianças se vestem como santos da Igreja Católica e aprendem mais sobre a santidade.

“O Holywins incentiva as crianças a se vestirem de seus santos favoritos e a recordar suas vidas virtuosas, por meio de brincadeiras, testemunhos e dinâmicas”, disse ao site da arquidiocese de Fortaleza (CE) a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Shalom, Ana Eloá Chagas Costa Benevides.

O termo Holywins vem da união das palavras em inglês holy (santo) e win (vence) e é traduzida como “a santidade vence”. Surgiu como uma contraposição ao Halloween.

O Colégio Shalom é um dos pioneiros da iniciativa no Brasil e promove a festa desde 2011. Neste ano, fez mais uma edição no dia 1º de novembro, com desfile de fantasias e adoração. “Pretendemos também romper com o culto à morte e a exaltação da estética do terror, pois o que é próprio dos cristãos é celebrar o triunfo da vida e promover a beleza, a unidade e o bem. Queremos ensinar para nossos alunos que a vida é bela e sua meta é o Céu”, disse Benevides.

Festa dos Santinhos na paróquia Nossa Senhora da Penha, em Alegre (ES). Marcos Henrique / Diocese de Cachoeiro de Itapemirim
Festa dos Santinhos na paróquia Nossa Senhora da Penha, em Alegre (ES). Marcos Henrique / Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Em Alegre (ES), as crianças da paróquia Nossa Senhora da Penha também participaram da “Festa dos Santinhos”, no dia 1º. O pároco, padre Juliano Ribeiro Almeida, contou ao site da diocese de Cachoeiro de Itapemirim que a iniciativa surgiu de um grupo de mães católicas preocupadas em educar os filhos para a santidade, já que, “atualmente, a celebração do Halloween, que é contrária à nossa fé católica, é cada vez mais comum”.

Em Petrópolis (RJ), a paróquia São Pedro de Alcântara promoveu o Holywins no sábado (4), frente a um mundo que “luta muito contra os bons exemplos”, disse à ACI Digital a coordenadora da Pastoral Familiar da paróquia, Fabiana Kloh. Para ela, é preciso mostrar para as crianças um “caminho de encontro com Nosso Senhor, das virtudes, das boas ações”.

Para o pároco da paróquia São Judas Tadeu, em Petrópolis (RJ), padre Lucas Thadeu da Silva, “a história dos santos é fundamental para alimentar nas crianças o desejo da santidade”. Na paróquia, o Holywins também aconteceu no sábado, com teatro de fantoches, música, brincadeiras, adoração ao Santíssimo Sacramento e terminou com a missa.

Adoração durante o Holywins na paróquia São Judas Tadeu, em Petrópolis (RJ). Davi Corrêa / Paróquia São Judas Tadeu
Adoração durante o Holywins na paróquia São Judas Tadeu, em Petrópolis (RJ). Davi Corrêa / Paróquia São Judas Tadeu

Segundo o pároco, tudo isso contribui “para que as crianças possam perceber que a santidade acontece no cotidiano da nossa vida, sobretudo nas coisas pequenas e ordinárias, naquilo que é mais simples. Nos pequenos gestos, nas pequenas palavras, como dizia santa Teresinha, nós podemos alcançar a santidade”, disse à ACI Digital.