Por causa da 8ª Bola de Ouro conquistada por Lionel Messi, o papa Francisco, compatriota do jogador, teve que enfrentar uma pergunta chave entre os argentinos: entre Messi ou Diego Armando Maradona, quem você prefere? O papa surpreendeu com a sua escolha: Pelé.

Aconteceu na segunda-feira (30) em Paris, França, a cerimônia de entrega da Bola de Ouro, com a qual a revista France Football premia aquele que considera o melhor jogador de futebol do ano. O vencedor foi Lionel Messi, capitão da seleção campeã da Copa do Mundo do Catar 2022. Esta foi a oitava vez que ele foi premiado.

O papa falou sobre isso em uma entrevista ao diretor do telejornal italiano TG1, Gianmarco Chiocci. “Entre Messi e Maradona, quem você prefere?”, perguntou o entrevistador.

Para sua surpresa, o papa argentino respondeu: “Acrescentarei um terceiro: Pelé”.

“São os três que eu acompanhei. Os três são ótimos, cada um com sua especialidade”, disse o papa sobre Pelé, Maradona e Messi.

Edson Arantes do Nascimento, o “Pelé”, atacante brasileiro conhecido como “O Rei”, foi tricampeão mundial pela seleção brasileira. Morreu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), em decorrência de falência múltipla de órgãos. Poucos dias antes, ele havia sido hospitalizado para uma série de avaliações de câncer de cólon, diagnosticado em 2021.

Diego Armando Maradona é considerado um dos melhores jogadores da história do futebol. Nasceu em Villa Fiorito, bairro humilde de Buenos Aires, Argentina, e teve uma carreira no futebol de muitas conquistas, entre elas a Copa do Mundo de 1986, na qual é especialmente lembrado pelo chamado “Gol do Século” contra Inglaterra. Ele também se destacou pela carreira em Nápoles, na Itália. Sua vida pessoal foi marcada pelo vício em drogas, o que também prejudicou sua carreira esportiva. Com a deterioração da saúde, ele morreu em novembro de 2020, aos 60 anos, em decorrência de uma parada cardíaca.

O argentino Lionel Messi, de 36 anos, passou grande parte de sua carreira no Barcelona FC, da Espanha, clube com o qual conquistou 34 títulos, incluindo quatro Ligas dos Campeões e três Mundiais de Clubes. Com a seleção argentina conquistou cinco títulos, entre eles a Copa América de 2021 e a Copa do Mundo de 2022. Após breve passagem pelo Paris Saint Germain (França), agora atua no Inter Miami (EUA).

“Neste momento Messi está muito bem”, reconheceu o papa, mas preferiu avaliar os três pelas suas virtudes fora de campo.

Ao referir-se a Maradona, admitiu que “como jogador, [foi] um grande, um grande”, mas lamentou: “Como homem falhou… Coitado, escorregou com o cortejo daqueles que o louvavam e não o ajudavam”.

Francisco recordou um encontro que teve com Maradona. “Ele veio me ver aqui, no primeiro ano do meu pontificado, e depois o coitado teve o seu fim. É curioso que muitos atletas terminem mal, também no boxe”, refletiu.

Referindo-se a Messi, o papa considerou: “É corretíssimo, ele é um cavalheiro”.

Mas, acrescentou, “para mim, entre estes três, o grande cavalheiro é o Pelé. Um homem de um coração... Eu falei com o Pelé, uma vez o encontrei em um voo quando estava em Buenos Aires e conversamos. Ele era um homem de uma humanidade muito grande”, disse.

“Todos os três são ótimos”, resumiu o papa Francisco.