Milhares de estudantes de todo o Brasil farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo (5) e no dia 12. Nos dias que antecedem a prova, muitos buscam rever os conteúdos, outros procuram relaxar. Mas, uma indicação é também se preparar espiritualmente e, para isso, ACI Digital selecionou algumas orações para rezar antes das provas.

O Enem foi aplicado pela primeira vez em 1998 a fim de avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. Desde 2009, é usado como forma de ingresso no ensino superior, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que dispõe de vagas em instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste ano, mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no Enem. A avaliação consta de uma redação e 180 questões objetivas, divididas em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias.

A matemática, vista por alguns estudantes como uma dificuldade, também o era para são João Paulo II. Em um encontro com a Renovação Carismática Católica (RCC), em 1980, o papa polonês contou sobre sua dificuldade com os estudos na adolescência e revelou que seu pai o aconselhou a rezar ao Espírito Santo, com a oração Veni Creator Spiritus.

Essa oração é um hino em honra ao Espírito Santo, composta no século IX. Em uma catequese sobre são Rabano Mauro, abade de Fulda e arcebispo de Mainz, Alemanha, que morreu em 856, o papa Bento XVI disse: “É a ele que se deve, provavelmente, um dos hinos mais bonitos e conhecidos da Igreja latina, o ‘Veni Creator Spiritus’, síntese extraordinária de pneumatologia cristã”.

Desde sua composição, este ano não deixou de ser entoado pela Igreja Católica em momentos importantes, principalmente na Solenidade de Pentecostes. Em 31 de dezembro de 1900, à meia-noite, o papa Leão XIII entoou o Veni Creator Spiritus na basílica de São Pedro, no Vaticano, consagrando o século XX ao Espírito Santo.

Esta é a oração do Veni Creator Spiritus:

Vinde, Espírito Criador,
Visitai as almas dos Vossos fiéis
E enchei da graça divina
Os corações que criastes!
Vós sois o nosso Consolador,
Dom do Deus Altíssimo,
Fonte viva, fogo, caridade,
E unção espiritual.
Vós derramais sobre nós os sete dons,
Vós o dedo da mão de Deus,
Vós o prometido do Pai,
Vós que pondes nos nossos lábios o tesouro da vossa palavra,
Acendei com a vossa luz a nossa inteligência.
Infundi o vosso amor nos nossos corações,
E com o vosso perpétuo auxílio
fortalecei a nossa débil carne.
Afastai de nós o inimigo,
dai­nos prontamente a paz,
Sede vós próprio o guia
E seguindo teus caminhos,
Evitaremos todo o mal.
Por Vós conheçamos o Pai,
e também o Filho,
da­nos crer sempre em Vós,
Espírito do Pai e do Filho.
Glória ao Pai, Senhor,
ao Filho que ressuscitou
e ao Espírito Consolador.
Por todos os séculos. Amém.
Enviai, Senhor, o Vosso Espírito.
E renovareis a face da terra.

Oremos

Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

A seguir, outras duas orações que os estudantes podem rezar às vésperas do Enem:

Oração a são José de Cupertino, padroeiro dos estudantes:

São José de Cupertino, amigo dos estudantes e protetor dos examinandos, venho implorar a sua ajuda. Você sabe, por experiência pessoal, quanta ansiedade acompanha a tarefa do estudante e quão fácil o perigo do desvio intelectual e do desânimo. Você que foi, prodigiosamente, assistido por Deus nos estudos e nos exames, para ser admitido às Ordens sagradas, peça ao Senhor luz para a minha mente e força para a minha vontade. Você que experimentou, tão concretamente, a ajuda materna de Nossa Senhora, Mãe da esperança, peça a ela por mim, para que eu possa superar, facilmente, todas as dificuldades nos estudos e nos exames. Amém.

Oração de santo Tomás de Aquino antes do estudo:

Criador Inefável, Aquele, que dos tesouros de Sua sabedoria, formou os nove coros de Anjos, e os colocou no alto, acima dos céus em uma ordem maravilhosa, e primorosamente moldou e uniu todas as partes do universo; Tu, que és a verdadeira fonte e um princípio de luz e sabedoria, Condescende-te a derramar o brilho de Tua luz sobre as trevas de meu entendimento, e assim dispersar a dupla escuridão do pecado e da ignorância em que nasci. Ó Tu, que tornas eloquentes as línguas dos bebês, instrui minha língua e derrama em meus lábios a graça de tua bênção. Conceda-me perspicácia para compreender o que leio, poder para retê-lo, sutileza para discernir seu verdadeiro significado e clareza e facilidade para expressá-lo. Ordena o meu início, dirige e promove o meu progresso, completa e abençoa o meu fim; Tu que és o verdadeiro Deus e o verdadeiro Homem, que vive e reina o mundo sem fim. Amém.