O papa Francisco autorizou o Dicastério para as Causas dos Santos a promulgar o decreto que reconhece o milagre atribuído à intercessão da beata Maria Antonia de Paz y Figueroa, conhecida como Mama Antula, nascida na Argentina em 1730.

Após encontro que aconteceu na tarde de hoje (24) com o prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro, o papa Francisco autorizou a canonização de mama Antula, que se tornará assim a primeira santa nascida na Argentina.  

Em um vídeo dirigido no dia 4 de março de 2023 à diocese de Villa Silípica, cidade natal da beata Maria Antonia de Paz y Figueroa, o papa disse que a sua canonização estava próxima, pois dois milagres estavam sendo “estudados”.

 

Até o momento, a Santa Sé não divulgou detalhes do milagre atribuído à futura santa que foi aprovado pelo papa hoje (24).

Beata Mama Antula

María Antonia de Paz y Figueroa nasceu em 1730 em Santiago del Estero. Desde muito nova trabalhou com os jesuítas, colaborando na organização dos exercícios espirituais. Depois, foi para Buenos Aires, onde se dedicou durante 20 anos à pregação da mensagem de Cristo.

Em 1795 fundou a Santa Casa de Exercícios Espirituais em Buenos Aires, que ainda cumpre sua missão sob os cuidados da congregação Filhas do Divino Salvador. Ela morreu em 7 de março de 1799 naquela casa. Seus restos mortais repousam na Igreja Nossa Senhora da Piedade, em Buenos Aires.

O milagre que permitiu a sua beatificação foi aprovado em 4 de março de 2016. Consistiu na inexplicável recuperação, em 1904, da freira María Rosa Vanina, das Filhas do Divino Salvador. A freira estava com colecistite aguda com choque séptico, e os médicos disseram que iria morrer.

No dia 26 de agosto de 2016, María Antonia de Paz y Figueroa foi beatificada pelo delegado do papa Francisco e então prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato.