“O Brasil precisa de santos”. Essa frase foi dita por são João Paulo II quando esteve no Brasil em 1991, na beatificação de madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, hoje santa, e será o tema do II Congresso Brasileiro de Hagiologia. O evento acontecerá de 30 de outubro a 1º de novembro, on-line e gratuito, e abordará sobre a vida e obra de santos, beatos e pessoas com fama de santidade no Brasil.

“Em três dias, pretendemos mostrar como as palavras de são João Paulo II foram proféticas e, não à toa, inspiraram o tema do II Congresso Brasileiro de Hagiologia. O Brasil é uma terra nova – e bastante fértil em produzir cidadãos para o Reino dos Céus. E esses exemplos de santidade, para usar as palavras de são João Paulo II em sua homilia, são capazes de ‘dar um novo sopro de esperança e uma resposta à sociedade que parece querer viver num clima de hedonismo e consumismo’”, disse à ACI Digital o coordenador do congresso, Fábio Tucci Farah.

O congresso é organizado pela Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI), uma instituição “dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas”, como diz em seu próprio site.

A academia foi criada em 8 de dezembro de 2004, solenidade da Imaculada Conceição. Portanto, esse congresso também terá um caráter comemorativo pelos 20 anos da ABRHAGI.

“O congresso visa discutir temas novos e apresentar os resultados de algumas causas, além de reconhecer os santos que estudamos”, disse o presidente de honra da ABRHAGI, José Luís Lira.

Durante os três dias de evento serão 13 palestras sobre os exemplos de santidade no Brasil. “A maior parte dos palestrantes tratará de casos específicos, desde os mais conhecidos como os de santa Dulce dos Pobres, do servo de Deus Padre Cícero, da beata Nhá Chica e de santo Antônio de Sant’Anna Galvão, até casos desconhecidos por boa parte do país, como os do venerável padre Vitor Coelho de Almeida, da venerável Antonieta Farani e da serva de Deus madre Maria do Carmo da Santíssima Trindade”, disse Fábio Farah, que também é secretário geral da ABRHAGI.

Para Farah, “além de ser um sopro de esperança e uma resposta à sociedade brasileira, cada um desses casos é ‘a prova mais clara, mais convincente da vitalidade da Igreja’ em nosso país”.

Entre os palestrantes do congresso estão Paolo Vilotta, responsável entre outros processos, pelos da canonização de santa Dulce dos Pobres e o de beatificação de Isabel Cristina Mrad Campos; o fundador e presidente da International Crusade for Holy Relics e do Apostolado pelas Sagradas Relíquias, Carlos Evaristo; Ana Lúcia Frigini e Ronaldo Frigini, que atuaram como notários em diversas causas de canonização e beatificação do Brasil; e diretor do departamento para a língua portuguesa da Rádio Vaticano, Silvonei José Protz.

O congresso é aberto a todos os que tenham interesse em participar. Farah lembrou que, “em sua epístola, são Pedro enfatiza o chamado universal à santidade: ‘Antes, como é santo Aquele que vos chamou, tornai-vos vós santos em todo o vosso comportamento, porque está escrito: Sede santos, porque Eu sou santo’. É uma exortação a todos os cristãos. São João Paulo II dirigiu esse chamado de forma carinhosa aos brasileiros”.

“O congresso não é, portanto, um evento destinado a clérigos, religiosos, especialistas, acadêmicos. É um convite a todos os católicos brasileiros que desejam conhecer melhor os santos que floresceram na Terra de Santa Cruz e, como eles, peregrinam em direção ao Reino dos Céus. Os exemplos trazidos pelo congresso podem se tornar valiosos companheiros nessa jornada”, disse.

O congresso será por meio da plataforma zoom. As inscrições podem ser feitas AQUI. Após a inscrição, o link para as palestras será enviado por e-mail aos participantes.