“Na providência de Deus, celebramos a festa de são Lucas durante o sínodo. A sua vida e obra nos mostram uma mentalidade sinodal. Mostram-nos o que devemos lembrar durante nosso trabalho. Em primeiro lugar, a fidelidade e a fortaleza”, disse o arcebispo de Vilnius, Lituânia, dom Gintaras Grušas, na homilia da missa que celebrou hoje (18), na basílica de São Pedro, aos membros participantes do Sínodo da Sinodalidade.

A Igreja católica celebra hoje (18) a festa de são Lucas, autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos. Ele também é o padroeiro dos médicos e dos artistas.

Diante dos mais de 300 membros do sínodo, que acontece no Vaticano sob o lema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, dom Gintaras Grušas disse que “Lucas é fiel, como ouvimos na primeira leitura quando Paulo afirma 'só Lucas permanece comigo'”.

“Também nós somos chamados a permanecer fiéis ao nosso compromisso de caminhar juntos na vida da Igreja e através das dificuldades do caminho, mesmo quando não está claro para onde Deus nos conduz a curto prazo”, disse o arcebispo.

Depois de dizer que “são Lucas é o evangelista mariano por excelência, que mantém diante dos nossos olhos a Mãe de Deus e o seu Magnificat louvando a obra do Senhor nos nossos lábios diariamente na Liturgia das Horas”, dom Gintaras Grušas recordou que o evangelista é “aquele que melhor descreve os traços do Coração de Jesus, que nos revela a imensidão da misericórdia divina”.

São Lucas exorta “todos os batizados a ouvir este chamado, esta vocação e responder a ela, comprometendo suas vidas, palavras e ações na missão de Jesus. Por esta razão devemos continuar orando”, acrescentou.

A sinodalidade não deve “se tornar um fim em si mesma”

“A Igreja está aberta a todos, mas, tal como a paz de Deus, se dá nos termos de Deus, não nos termos do homem”, continuou o arcebispo de Vilnius.

Gintaras Grušas incentivou que, enquanto continuam a "falar sobre quais processos, estruturas e instituições são necessários em uma Igreja sinodal missionária", os participantes devem garantir "que eles, de fato, ajudem na missão de levar a Boa Nova àqueles que precisam de salvação".

Ele advertiu que “a sinodalidade (incluindo as suas estruturas e reuniões) deve estar a serviço da missão evangelizadora da Igreja e não se tornar um fim em si mesma, da mesma forma que a Palavra de Deus que são Lucas ajudou a nos transmitir, foi fornecida como um instrumento para a nossa própria salvação”.

“São Lucas, rogai por nós, enquanto continuamos o caminho sinodal”, concluiu.