A Fundação Pontifícia Ajuda a Igreja que Sofre (ACN) promove a campanha de oração “Terço das Crianças”, também chamada em outros países de “Um Milhão de Crianças Rezam o Terço”, na quarta-feira (18). O objetivo é reunir crianças do mundo inteiro para rezar pela paz.

“O terço é muito valorizado por Deus, e rezar é mais necessário do que nunca, por dois motivos: primeiro, porque a Mãe de Deus o pediu especificamente nas aparições que foram aprovadas pela Igreja. Segundo, porque faz parte Tradição da Igreja e de muitos dos seus santos, é confirmado pela Doutrina da Igreja e está em sintonia com o nosso sentido cristão de fé”, disse o presidente internacional da ANC, o cardeal Mauro Piacenza.

A iniciativa da oração do terço pelas crianças surgiu em 2005, quando um grupo de crianças foi visto rezando o terço em um santuário de Caracas, Venezuela. Segundo a ACN, alguns adultos que testemunharam a cena lembraram as apalavras de são Pio de Pietrelcina de que, “quando um milhão de crianças rezarem o terço, o mundo mudará”. Desde então, a campanha se espalhou pelo mundo e é promovida anualmente pela fundação pontifícia.

Neste ano, a crianças são convidadas a refletir sobre a passagem bíblica em que são José é avisado por um anjo, em um sonho, para partir imediatamente para o Egito. Graças à ajuda do mensageiro de Deus, José conseguiu proteger a vida do Menino Jesus.

“É essencial para o nosso mundo que nos tornemos novamente conscientes dos santos anjos da guarda e peçamos a sua ajuda, para que possamos aprender a reconhecer e a distinguir claramente os diversos desafios do nosso tempo. Não faria sentido ensinar novamente às crianças a oração do anjo da guarda, que durante muitos séculos foi uma prática corrente na vida da Igreja?”, disse o cardeal Piacenza.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

No Brasil, a Fundação ACN convida todas as paróquias, creches, escolas e famílias a participarem da campanha de oração e oferece um material de apoio em seu site. O material contém instruções sobre como rezar o Terço, reflexões para as crianças sobre os Mistérios do Terço, uma oração de consagração das crianças à Mãe de Deus, um passo-a-passo de como fazer uma dezena do Terço de macramê e uma história em imagens sobre a ajuda do anjo Gabriel à Sagrada Família.

Às 15h do dia 18, o assistente eclesiástico da ACN Brasil, frei Rogério Lima, vai rezar o terço com as crianças em uma live transmitida pelos canais da fundação no Youtube e Facebook.

Em Portugal, o santuário de Fátima vai se unir à iniciativa, com a oração do terço às 18h30, na capelinha das aparições, conduzida pelo bispo emérito de Leiria-Fátima, cardeal António Marto.

A Ajuda à Igreja que Sofre em Portugal destacou que a iniciativa vai reunir “os 23 secretariados internacionais da fundação pontifícia, mas que tem o seu centro espiritual em Portugal, pois foi em Fátima que Nossa Senhora apareceu a três crianças, a quem pediu precisamente que rezassem o terço pela paz e pela conversão dos pecadores”.

“O Altar do Mundo vai ser assim, e uma vez mais, um dos lugares mais simbólicos, um ponto central mesmo nesta jornada de oração que ocorre num tempo de profunda incerteza, com uma guerra em pleno coração da Europa e inúmeros conflitos e violência um pouco por todo o planeta”, disse a fundação pontifícia em Portugal.