O Vaticano publicou hoje (15), a Exortação Apostólica do papa Francisco C'est la confiance, sobre a confiança no amor misericordioso de Deus, por ocasião do 150º aniversário do nascimento de santa Teresa do Menino Jesus.

A Exortação, composta de 53 pontos, ressalta no final que "século e meio depois do seu nascimento, Teresa está mais viva do que nunca no meio da igreja em caminho, no coração do povo de Deus. Está a peregrinar conosco, fazendo o bem sobre a terra, como tanto desejou”.

"O sinal mais belo da sua vitalidade espiritual são as inúmeras "rosas" que vai espalhando, isto é, as graças que Deus nos concede pela sua intercessão cheia de amor, para nos sustentar no percurso da vida", acrescenta.

Em janeiro de 2015, quando Francisco foi às Filipinas, compartilhou com os jornalistas que, antes de cada viagem ou quando tem uma preocupação, geralmente pede uma rosa a santa Teresinha, por quem tem uma devoção especial.

"Quando não sei como as coisas vão se resolver, tenho o hábito de pedir a santa Teresa do Menino Jesus, que carrega o problema em suas mãos, que me envie uma rosa", explicou o papa na época.

Santa Teresa do Menino Jesus ou santa Teresa de Lisieux foi uma freira carmelita descalça francesa. Nasceu na cidade de Alençon, em 2 de janeiro de 1873. Foi declarada santa em 1925 pelo papa Pio XI e proclamada "Doutora da Igreja" em 19 de outubro de 1997 por são João Paulo II. O papa são Pio X a considerou "a maior santa dos tempos modernos". Ela também é, junto com são Francisco Xavier, a padroeira das missões.

Aqui está a oração com a qual o papa Francisco conclui sua Exortação C'est la confiance:

Amada Santa Teresinha, a igreja precisa de fazer resplandecer a cor, o perfume, a alegria do Evangelho. Enviai-nos as vossas rosas! Ajudai-nos a ter sempre confiança, como fizestes vós, no grande amor que Deus tem por nós, para podermos imitar cada dia o vosso caminhito de santidade. Amém.