“Nossa Senhora Aparecida é a senhora da vida. Por isso, hoje nós dizemos sim à vida, não ao aborto”, disse o arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, ontem (12) na missa solene pela festa da padroeira do Brasil, no santuário nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Durante a homilia, o bispo também criticou o “desmatamento em massa” e pediu por “igualdade social”. “Sim à vida e não ao desmatamento, não a essa atitude de depredação da mãe-terra", disse o bispo.

Após a missa, dom Orlando disse em entrevista coletiva que “a vocação à vida é a primeira das vocações”. Para o arcebispo, “não há santidade sem o primeiro degrau da escada, que é exatamente a justiça, salvar a vida, os direitos humanos, a dignidade humana desde a concepção até o final da vida. O direito fundamental da pessoa humana é o direito à vida. Se esse direito à vida não é respeitado, todos os outros caem".

Ao fim da missa no santuário de Aparecida, dom Orlando pediu oração para o fim da guerra na Ucrânia e no Oriente Médio.

Mensagem do papa Francisco

Por ocasião da festa da padroeira do Brasil, o papa Francisco enviou uma mensagem de vídeo aos devotos de Nossa Senhora Aparecida e aos fiéis brasileiros.

“É a festa de Nossa Senhora Aparecida. Eu a levo em meu coração. Recordo-me desta cidade e da Virgem. Que nos abençoe muito, que cuide de vocês e de todo o povo do Brasil. Rezo por vocês, lhes envio a minha bênção e, por favor, rezem por mim. A favor! Obrigado”, disse o papa, ao recordar sua visita ao santuário em 24 de julho de 2023, quando esteve no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013.

Milhares de peregrinos no santuário de Aparecida

A festa de Nossa Senhora Aparecida teve início com a novena, em 3 de outubro, com o tema “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”. Ontem, dia da padroeira, foram celebradas missas durante todo o dia, além da tradicional consagração à Nossa Senhora.

Segundo dados preliminares divulgados hoje (13) pela assessoria de imprensa do santuário nacional, até às 12h de ontem, “quase 100 mil pessoas visitaram a Casa da Mãe” durante a novena e festa. Há a expectativa de um grande fluxo de peregrinos também nos próximos dias.