A memória litúrgica do beato Carlo Acutis será celebrada no dia 12 de outubro na capela Nossa Senhora de Aparecida, na Vila Margarida, em Campo Grande (MS), mais conhecida como a capela do milagre. O local é onde aconteceu o milagre que levou à beatificação de Acutis. A festa também marcará o encerramento do “ano paroquial carlanis”, que celebrou os 10 anos do milagre.

A festividade em honra ao beato iniciará às 6h, horário da morte de Carlo, com “a hora da graça com Carlo Acutis”. Às 8h, haverá a missa solene em honra ao beato Carlo Acutis e encerramento do ano paroquial carlanis, celebrada pelo bispo auxiliar de Campo Grande, dom Mariano Danecki. Após a missa, às 9h, acontecerá uma carreata festiva a Carlo Acutis pelas ruas da cidade.

Segundo o padre Marcelo Tenório, pároco da paróquia São Sebastião, à qual pertence capela Nossa Senhora Aparecida pertence, o ano paroquial carlanis foi um ano todo “dedicado” a Carlo Acutis que começou no dia 12 de outubro de 2022, em comemoração aos “10 anos do milagre” por intercessão de Carlo Acutis ao menino Matheus Lins Vianna.

O milagre atribuído a Carlo Acutis aconteceu no dia 12 de outubro de 2013. Na época, Matheus Lins Vianna tinha 3 anos e sofria uma anomalia congênita rara no pâncreas anular. Ele foi levado por seu avô a uma missa na capela Nossa Senhora Aparecida e o padre Marcelo Tenório lhe deu a bênção com a relíquia de Carlo Acutis. O padre contou que, na época, Matheus tocou a relíquia e “espontaneamente fez seu pedido: ‘para parar de vomitar’. E assim aconteceu, não vomitou mais”, disse.

Foi com este milagre reconhecido pela Santa Sé que Carlo Acutis foi beatificado em uma cerimônia na basílica de São Francisco de Assis, em Assis, na Itália, no dia 10 de outubro de 2020.

Em outubro de 2020, a capela Nossa Senhora Aparecida inaugurou um altar com a relíquia de primeiro grau do beato italiano. São cabelos, parte do coração e das vestes de Carlo que foram cedidos por sua mãe, Antônia Acutis.

Carlo Acutis nasceu no dia 3 de maio de 1991, em Londres, Inglaterra, e foi criado na Itália. Ele documentava milagres Eucarísticos ao redor do mundo e os catalogou em um site que ele mesmo criou nos meses anteriores à sua morte. Foi um jovem que levou uma vida de virtudes heroicas no cotidiano e também era conhecido por sua alegria e por suas habilidades com o computador, bem como por sua profunda devoção à Eucaristia, que se tornou um tema central em sua vida. Carlo morreu aos 15 anos, no dia 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida, na Itália, devido a uma leucemia.