A palavra “paz” foi projetada em vários idiomas no peito da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), na noite de ontem (9). A iniciativa foi promovida em solidariedade “com as famílias das vítimas dos conflitos no Oriente Médio”, disse o santuário do Cristo em suas redes sociais. Entre os mortos, há um brasileiro.

“Vivemos tempos difíceis, guerras urbanas, guerras entre países, e nós somos chamados a ser testemunhas da paz. O Cristo Redentor, mediador entre nós, a todos ilumine”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro, o cardeal Orani João Tempesta.

Na manhã de sábado (7), o Hamas, grupo radical islâmico que controla a Faixa de Gaza desde 2007, lançou uma série de ataques-surpresa vários pontos de Israel, matando e sequestrando israelenses. Um dos ataques aconteceu a uma rave em um local próximo à Faixa de Gaza, onde estava o brasileiro Ranani Nidejelski Glazer, de 24 anos. Após o ataque, Ranani estava desaparecido. Em nota divulgada hoje (10), o Itamaraty confirmou a morte do brasileiro.

Outras duas brasileiras que estavam na mesma festa, Bruna Valeanu, de 24 anos, e Karla Stelzer Mendes, de 41 anos, continuam desaparecidas.

Israel reagiu à invasão com ataques aéreos a Gaza. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse no sábado que Israel está “em guerra”. Desde então, os ataques entre Israel e a Faixa de Gaza seguem.

Segundo relatórios das autoridades locais, mais de 1,6 mil pessoas já morreram. O ministério da Saúde de Gaza registrou 770 mortes de palestinos. Em Israel, há mais de 900 mortos. Para além desses números oficiais, um porta-voz militar israelense disse hoje que cerca de 1,5 mil corpos de integrantes do Hamas foram encontrados no território de Israel.

No domingo (8), ao final da oração do Ângelus, o papa Francisco pediu orações “pela paz em Israel e na Palestina”. “Expresso a minha proximidade às famílias das vítimas, rezo por elas e por todos aqueles que vivem horas de terror e angústia. Por favor, parem com os ataques e as armas! E se compreenda que o terrorismo e a guerra não levam a nenhuma solução, mas apenas à morte e ao sofrimento de muitas pessoas inocentes”, disse.