O bispo emérito de Duque de Caxias (RJ), dom Mauro Morelli, morreu na madrugada de hoje (9), aos 88 anos. Ele estava internado no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte (MG), “após enfrentar um período de enfermidade devido às complicações inerentes à idade avançada”, disse a diocese fluminense.

“Neste momento de dor e pesar, como Igreja Diocesana presente em Duque de Caxias e São João de Meriti, recorremos à proteção materna da Virgem Senhora do Pilar. Desejamos, ao perceber os sinais de esperança, expressar nosso louvor ao Deus sábio, amoroso e misericordioso que nos concedeu a graça de ter dom Mauro Morelli como nosso primeiro pastor. Com confiança na ressurreição, proclamamos em uma só voz: ‘Vem, Senhor Jesus’”, diz a nota de pesar assinada pelo bispo de Duque de Caxias, dom Tarcisio Nascentes dos Santos.

Dom Mauro Morelli nasceu em 17 de setembro de 1935, em Avanhandava (SP) e cresceu em Penápolis (SP). Estudou Filosofia no seminário maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão (RS), e Teologia na Saint Mary’s Seminary and University, em Baltimore, EUA, onde foi ordenado padre em 28 de abril de 1965.

Em 12 de dezembro de 1974, foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo (SP). Recebeu a ordenação episcopal em 25 de janeiro de 1975, das mãos do cardeal Evaristo Paulo Arns. Foi vigário-geral da arquidiocese de São Paulo.

Em 25 de maio de 1981, foi nomeado primeiro bispo de Duque de Caxias e esteve à frente dessa diocese da baixada fluminense por 24 anos. Segundo nota da diocese, em paralelo à sua missão como bispo, dom Mauro Morelli também se dedicou à luta contra a fome no Brasil.

Entre 1986 e 1990, atuou no SER-PAJ-AL, uma organização internacional de defesa dos direitos humanos e órgão consultivo da ONU, presidido por Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1980.

Foi um dos fundadores do Movimento pela Ética na Política e atuou na promoção do conceito de segurança alimentar como parte do combate à fome. Presidiu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) durante o governo de Itamar Franco, de 1993 a 1994. Também liderou o CONSEA-MG e o CONSEA-SP.

Atuou ainda em projetos como o Fome Zero e a Ação da Cidadania contra a Fome, em parceria com Hebert de Souza, o Betinho. Dom Mauro também foi membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte de dom Mauro Morelli em uma publicação na rede social X. “Dom Mauro Morelli foi um incansável expoente da luta contra a fome no nosso país”, escreveu.  “Soube, com grande tristeza, do falecimento desse grande amigo que lutava por um Brasil mais justo e solidário. Meus sentimentos aos irmãos de fé de dom Mauro Morelli nesse momento de tristeza e despedida”, completou.