O Caritas Institute of Higher Education pode se tornar a primeira universidade católica de Hong Kong se receber a aprovação política do governante da cidade. O instituto já recebeu o reconhecimento técnico.

“Esta seria a primeira universidade católica que – como anunciou há algum tempo a diocese – terá o nome de Universidade São Francisco”, informou a agência Asia News.

Este é um projeto no qual o bispo de Hong Kong, cardeal Stephen Chow, está envolvido desde que serviu como superior local da Companhia de Jesus.

A ideia inicial do cardeal Stephen Chow era construir do zero uma universidade na zona de Fanling, perto da fronteira com o continente, “mas foi oficialmente rejeitada pelas autoridades por razões de planejamento urbano”.

Por isso, ao ser nomeado bispo, reativou o projeto e pediu que o Caritas Institute of Higher Education, fundado por dom Francis Hsu na década 1970 junto com o Caritas Bianchi College of Careers, seja transformado em universidade.

Citando o Headline Daily de Hong Kong, Asia News informou que o sinal verde para o aspecto técnico foi dado pelo Conselho de Credenciamento para Qualificações Acadêmicas e Profissionais.

“Portanto, faltaria apenas o último passo, o político, com a aprovação formal do governo liderado pelo Chefe do Executivo, John Lee”, disse Asia News.

Se o governo autorizar, será a terceira universidade privada de Hong Kong, ex-colônia britânica que passou para a China como Região Administrativa Especial em 1997, mas que nos últimos anos tem sido palco de protestos contra as tentativas do regime comunista de quebrar o seu sistema democrático.