Santa Faustina Kowalska, vidente de Jesus Misericordioso, cuja festa é celebrada hoje (5), enfrentou o diabo pessoalmente. A santa o derrotou praticando uma virtude importante que faz os demônios fugirem, a humildade.

No seu diário, santa Faustina conta que certa vez, depois da adoração eucarística, dirigia-se para a sua cela, termo usado nas comunidades religiosas para se referir ao seu modesto quarto.

No caminho, ela foi parada por um grupo de cães negros e grandes que queriam atacá-la. Ela percebeu que eles não eram animais de verdade, mas demônios. Então um deles lhe disse que iriam despedaçá-la porque naquela noite ela havia tirado muitas almas deles.

Com coragem e humildade, santa Faustina respondeu: “Se essa for a vontade de Deus misericordiosíssimo, podem despedaçar-me, pois eu o mereci com justiça, porque sou a mais miserável dos pecadores, e Deus, sempre santo, justo e infinitamente misericordioso.”

Ao ouvir isso, os espíritos malignos decidiram fugir, dizendo que ela não estava sozinha, mas “com ela está o Onipotente”.

Outra vez ela estava dormindo e Satanás começou a sacudir a cama. A santa acordou e começou a rezar calmamente ao seu anjo da guarda. Então, ela viu as almas do purgatório e entre elas vários demônios. Um deles até pulou na cama dela na forma de um gato para atormentá-la. Mas, Faustina continuou rezando o santo terço.

Em um dos registros de seu diário, santa Faustina dá a chave dessa calma diante dos ataques do demônio. Ela diz que é o inimigo quem deve ter medo de nós e não o contrário. Por isso, apresenta a virtude da humildade como aquela arma que os demônios não podem tolerar.

“Satanás derrota apenas os orgulhosos e os covardes, porque os humildes têm força. Nada confunde ou assusta uma alma humilde”, diz.