O telhado da paróquia de Santa Cruz, em Ciudad Madero, no estado de Tamaulipas, México, desabou durante a cerimônia de batismo comunitário na tarde de domingo (1º). O acidente deixou onze mortos e sessenta feridos.

Em uma coletiva de imprensa com autoridades estatais foi confirmado que os corpos de 3 menores e 7 adultos (5 mulheres e 2 homens) foram retirados dos escombros. Durante a tarde de ontem (2), foi anunciado que uma mulher de 18 anos morreu no hospital devido a ferimentos graves.

O secretário de Saúde do estado de Tamaulipas, Vicente Joel Hernández Navarro, informou que do total de feridos – até a publicação desta matéria – 13 continuam internados, um deles com ferimentos graves.

O coordenador estadual de Proteção Civil do estado de Tamaulipas, Luis Gerardo González de la Fuente, confirmou: “Ao fazer um tour com binômios caninos, busca técnica, busca com sensores, câmeras térmicas nos deram resultados negativos de pessoas presas”, portanto, os trabalhos de busca foram concluídos e iniciada a remoção dos escombros.

Segundo as autoridades, o acidente “não foi provocado”.

 

Igreja se une em oração

Após a tragédia, o padre Ángel Vargas, encarregado de celebrar os batismos comunitários quando ocorreu o acidente, expressou a dor que sente pelo ocorrido.

“Às famílias afetadas, minha bênção no amor de Cristo, que saibam que pelo resto da minha vida estarão sempre em minhas orações e que a partir de hoje somos irmãos na dor, mas também na fé que nos une”, disse em uma publicação na conta do Facebook da paróquia de Santa Cruz de Ciudad Madero.

O bispo de Tampico, dom José Armando Álvarez Cano, emitiu um comunicado no qual lamentou a dolorosa perda das “pessoas que celebravam o batismo de seus filhos”.

Ele disse que reza pelo “descanso eterno e consolo dos familiares”, bem como pelas pessoas que foram resgatadas.

A Conferência do Episcopado Mexicano (CEP) publicou uma nota na rede social X manifestando o seu pesar e oferecendo “orações ao Todo-Poderoso para que derrame o seu consolo e a paz sobre as almas afetadas e suas famílias”.

“A Igreja é uma comunidade de fé, amor e apoio mútuo e, nestes tempos difíceis, unimo-nos como um só corpo para expressar a nossa solidariedade a todos aqueles que sofreram com esta tragédia. Pedimos ao Senhor que lhes conceda forças para suportar este difícil caminho de luto e cura”, diz a nota da CEP.

Também pediu aos fiéis católicos que apresentem suas intenções nas missas e elevem orações, em particular, “rezar um Pai-Nosso e uma Ave Maria pelos nossos irmãos de Ciudad Madero, Tamaulipas”.