O cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé que foi criado cardeal no sábado (30), expressou seu desacordo com os cinco cardeais que apresentaram as dubia ao papa Francisco antes do Sínodo da Sinodalidade.

Em uma entrevista ao jornal espanhol ABC, o cardeal disse que “o papa já respondeu às ‘dubia’ destes cardeais”.

Ele disse que os signatários “não publicaram a resposta do Santo Padre, que apesar das suas muitas ocupações se deu ao trabalho de lhes responder”.

“Em vez de publicarem essas respostas, eles agora publicam novas perguntas, como se o papa fosse seu escravo para cumprir tarefas”, disse.

O prefeito da Doutrina da Fé se refere às cinco dubia que os cardeais Juan Sandoval Íñiguez, Robert Sarah, Joseph Zen Ze-kiun, Raymond Leo Burke e Walter Brandmüller enviaram ao papa Francisco em julho passado para buscar esclarecimentos sobre questões de doutrina e disciplina, e que foram publicados hoje (2), dois dias antes do início do Sínodo da Sinodalidade.

Os cardeais disseram que a sua intenção é esclarecer o que consideram uma “grande confusão” causada por “várias declarações de alguns altos prelados relativas à celebração do próximo Sínodo dos Bispos, evidentemente contrárias à doutrina e à disciplina constantes da Igreja”.

Eles pediram clareza sobre temas relacionados com o desenvolvimento doutrinário, a bênção das uniões do mesmo sexo, a autoridade do Sínodo da Sinodalidade, a ordenação de mulheres e a absolvição sacramental.

Os cardeais não aceitaram o pedido do jornal National Catholic Register, do grupo de comunicação católica EWTN, ao qual pertence a ACI Digital, para mostrar a resposta enviada pelo papa Francisco datada de 11 de julho, porque consideraram que era dirigida apenas a eles e não se destinava ao público.

Pouco depois destas declarações, a Santa Sé publicou o texto completo da resposta que o papa Francisco deu às cinco dubia, solicitadas pelo prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé.

O jornal National Catholic Register também pediu duas vezes ao cardeal Fernández uma reação à propagação das dubia, mas não obteve resposta.

Em declarações à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, depois de ter sido criado cardeal, o prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé manifestou a sua preocupação porque “se espera muito deste Sínodo”. Ele pediu para “baixar as expectativas”, já que, garante, “quem espera grandes mudanças, vai se decepcionar”.

“Depois, veremos o que surge e no próximo ano veremos o que acontece, mas para este Sínodo, este ano, não podemos esperar muito”, comentou o cardeal Fernández.