“Vocês nunca devem abandonar essa sua vocação, a esperança, a mais humilde das virtudes teológicas, mas a mais cotidiana, a mais forte”, disse o papa Francisco hoje (29), aos membros da Fazenda Esperança, em audiência no Pátio San Damaso, no Vaticano, por ocasião dos 40 anos da instituição.

Participaram do encontro com o papa 1200 pessoas, entre os fundadores, presidentes, sacerdotes, voluntários, consagrados, religiosos e pessoas que foram auxiliadas pela instituição ao longo de sua história.

Em discurso, o papa parabenizou a comunidade por seus 40 anos de fundação e os clamou a continuar com sua missão. “Há quarenta anos, o carisma de vocês nasceu do pedido de ajuda de um jovem que queria se libertar da dependência das drogas: nele – e em todos os que vieram depois dele – vocês reconheceram a Cristo que lhes dizia: Eu era escravo das drogas e vocês me acolheram, para me dar novamente esperança e me fazer entender que uma nova vida é possível. O chamado que Deus lhes faz, para trazer esperança àqueles que talvez não tenham mais sentido em suas vidas, é um chamado para amá-Lo incondicionalmente nas pessoas que estão em situações de vulnerabilidade social”, disse.

A Fazenda da Esperança foi fundada em 1983 pelo frei Hans Stapel, O.F.M, e por três jovens leigos, hoje consagrados, Luci Rosendo, Iraci Leite e Nelson Giovanelli, em Guaratinguetá (SP). Segundo o site oficial, a instituição é “uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga”.

Hoje, a Fazenda conta com 103 comunidades nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de 54 núcleos em 24 países da Europa, da África, da Ásia e da América. Também pretende inaugurar mais duas unidades na Hungria e nos EUA nos próximos meses.

O papa Bento XVI esteve na Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá (SP), em maio de 2007, durante sua visita ao Brasil. Seis mil pessoas participaram dessa visita, das quais 2 mil eram jovens em recuperação de fazendas em diferentes partes do mundo.

“Lembramos as palavras do papa Bento XVI, quando os visitou em Guaratinguetá, em 2007: ‘A reinserção na sociedade constitui, sem dúvida, uma prova da eficácia da iniciativa de vocês’”, disse Francisco ao recordar a visita feita pelo antecessor.