A Igreja Católica celebra hoje (29) os santos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Há uma tradição que diz que o arcanjo são Miguel matará o anticristo em um lugar especial onde Jesus fez um prodígio. Lá os católicos só podem celebrar missas uma vez por ano porque atualmente é uma mesquita.

O beato Jacopo de Varazze (1230-1298) em seu livro “Legenda Áurea” fala de uma antiga crença sobre o fim do mundo, na qual o anticristo “se fingirá de morto” e se esconderá. Mas depois de três dias aparecerá dizendo que ele ressuscitou.

"E com a ajuda de suas artes mágicas e a dos demônios, ele se elevará no ar", descreve Varazze. Dessa forma, o anticristo será adorado por multidões.

Depois irá ao Monte das Oliveiras, no exato lugar onde Cristo subiu ao Céu, e ali “armará a sua tenda”. O anticristo se sentará num trono, mas “Miguel virá e o matará”. Segundo o beato Jacopo de Varazze, será uma grande vitória para o arcanjo.

O lugar da Ascensão é uma mesquita

No lugar da Ascensão ainda há uma capela. Segundo a Custódia da Terra Santa (CTS), anteriormente fazia parte de uma igreja da época dos Cruzados, mas foi destruída pelos muçulmanos. No entanto, deixaram uma edícula octogonal que preserva uma rocha, onde se diz que se encontra a marca do pé direito de Cristo antes de subir ao céu.

Segundo a agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias, os seguidores de Maomé transformaram a área em parte da Mesquita da Ascensão, em homenagem a Jesus, a quem reconhecem como o profeta ʿĪsā. Com permissão especial, missas com o Missal Romano podem ser celebradas neste local islâmico.

A CTS diz que na véspera da solenidade da Ascensão, os cristãos costumam reunir-se na capela para rezar, e os franciscanos dão três voltas à edícula, cantando a ladainha dos santos. Durante toda a noite eles fazem vigília e oferecem missas em vários idiomas. O momento culminante da celebração é uma missa solene.