Num telegrama de condolências enviado hoje (29), o papa Francisco se diz “profundamente triste” pelos efeitos devastadores de um incêndio ocorrido num casamento cristão em Qaraqosh, Iraque, onde ao menos 114 pessoas morreram.

Na noite de terça-feira (26), um incêndio consumiu um salão de eventos em Qaraqosh, conhecido como Al Haitham Hall que fica a leste de Mossul, durante uma festa de casamento que reuniu cerca de 600 participantes.

A Defesa Civil iraquiana e testemunhas relataram que o incêndio foi causado por fogos de artifício lançados enquanto os noivos dançavam. Os convidados entraram em pânico e correram para as saídas. No meio do caos, decorações em chamas e pedaços do teto caíram sobre eles, acabando com suas vidas. O incêndio deixou ao menos 200 feridos.

Depois da tragédia, o papa Francisco envia a “proximidade espiritual a todas as pessoas afetadas por essa tragédia” e “encomenda as almas dos defuntos à amorosa misericórdia de Deus Todo-Poderoso”.

O papa apresenta as suas “mais profundas condolências” àqueles que choram a perda das vítimas e oferece as suas orações pelos feridos e pelos “esforços de socorro do pessoal de emergência”. Por último, invoca “bênçãos divinas de consolo, cura e força”.