O papa Francisco manifestou a sua tristeza e ofereceu as suas orações pelos 35 mortos, incluindo duas crianças, em um incêndio num depósito clandestino de combustível no Benim, África Ocidental.

"Sua Santidade recebeu com pesar a notícia do trágico incêndio em Sèmè Kraké, em 23 de setembro, e da perda de vidas que ele causou", diz o telegrama assinado pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, enviado a dom Aristide Gonsallo, bispo de Porto-Novo, capital da República do Benin.

"Ele se une às famílias enlutadas, expressando sua solidariedade e pesar. Reza pelo repouso dos mortos, confiando-os à misericórdia de Deus, e pela cura dos feridos".

O papa “expressa também o seu apoio a quantos acompanham as vítimas desta tragédia. Pedindo à Virgem Maria que traga força e consolo a todos os afetados por essa tragédia, o Santo Padre invoca as bênçãos divinas sobre cada pessoa e sobre toda a nação como um sinal de conforto”.

A explosão ocorrida no sábado destruiu o armazém, situado não muito longe da igreja católica local, e destruiu vários veículos estacionados nas proximidades. Segundo a agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias, os bombeiros demoraram cerca de 10 horas para apagar as chamas.

No Benin existem milhares de armazéns que vendem gasolina contrabandeada da vizinha Nigéria. Há vários meses que o governo do Benin procura regularizar esta situação, para que os administradores destes locais se tornem vendedores legais.