No sábado (23), os católicos da cidade de Al-Mujaydel, Israel, celebraram a festa dos santos arcanjos com a Ordem dos Irmãos Menores, custódios na Terra Santa.

Al-Mujaydel fica na Galileia, perto de Nazaré. Existe um santuário dedicado a são Miguel Arcanjo que foi construído em 1903. O irmão Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, conduziu as celebrações do dia dos santos arcanjos, tradicionalmente comemorado em 29 de setembro, e dos 120 anos da fundação do santuário.

Os cristãos locais doaram o terreno aos franciscanos para a construção do templo, que após a guerra de 1948 sofreu grave deterioração, à medida que o local foi despovoado.

Frei Fadi Shallufi é hoje o superior responsável pelo local, que nos últimos anos se tornou uma importante referência e ponto de encontro da comunidade católica local. Graças ao frei Shallufi, ressurgiram atividades pastorais e “inúmeras iniciativas envolvendo fiéis de toda a Galileia, peregrinos e visitantes”, segundo o site da Custódia da Terra Santa.

A missa em memória dos santos arcanjos começou com uma procissão da imagem de são Miguel, símbolo do santuário. Em seguida, o irmão Shallufi acolheu os fiéis, o custódio e os franciscanos presentes, vindos das comunidades de Acre, Jerusalém e Ein Karem.

Frei Patton entregou um pergaminho e uma medalha “aos benfeitores que se distinguiram pelo desenvolvimento e pela melhoria do local”. Na homilia, o custódio recordou a importância desta festa.

“Veneramos os anjos como aqueles que nos trazem uma mensagem importante de Deus. Sempre que nos encontramos ouvindo a palavra de Deus, é como se um anjo estivesse falando conosco. E toda vez que nos deparamos com a palavra de Deus, temos que verificar se somos incrédulos, como Zacarias, ou se temos o coração aberto à palavra de Deus, como Maria”, disse frei Patton.

“Se confiamos na palavra de Deus, então, como Maria, experimentamos a ação do Espírito Santo dentro de nós, experimentamos a presença de Jesus dentro de nós e sentimos que a palavra de Deus nos leva àqueles que precisam de ajuda e salvação", continuou.

O Custódio disse também que é necessário “reconhecer a voz dos anjos na escuta da Palavra de Deus” e que hoje o arcanjo Gabriel “continua a nos falar de Jesus” e até nos pede que tenhamos fé para reconhecer que “nada é impossível para Deus”.

Por fim, o frei Patton abençoou uma placa comemorativa dedicada aos frades mortos que ali serviram e que será colocada no jardim do santuário.