Mais de 80 paróquias de Roma receberão neste fim de semana cerca de 3 mil peregrinos que participarão do encontro ecumênico de oração para o Sínodo da Sinodalidade, que acontecerá no Vaticano.

A primeira fase do Sínodo foi inaugurada em outubro de 2021. Ao final das etapas diocesana e continental, duas sessões acontecerão no Vaticano: a primeira, de 4 a 29 de outubro de 2023, e a segunda em outubro de 2024. O lema da Assembleia é: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Os jovens com idades entre 18 e 35 anos participarão durante o fim de semana no evento intitulado “Together – Encontro do Povo de Deus”, promovido pela Comunidade de Taizé e vários dicastérios da Santa Sé.

Segundo uma nota da diocese de Roma, chegarão peregrinos da Polônia (470), França (400), Espanha (280) e Hungria (220), bem como do Egito, Vietnã, Coreia do Sul e EUA.

Na sexta-feira (29), participarão de diversas vigílias de oração nas paróquias, bem como de momentos de fraternidade. No sábado (30), depois de um momento de oração na basílica papal de São João de Latrão, a Catedral de Roma, os peregrinos caminharão seis quilômetros para chegar à praça de São Pedro, onde acontecerá o evento para o qual também foram convidados pelo papa Francisco, o patriarca ortodoxo Bartolomeu e o mais alto líder dos Anglicanos, o arcebispo Justin Welby.

O pároco de São Bonaventura da Bagnoregio, padre Stefano Cascio, comenta o caso da sua paróquia: “No início estávamos prontos para acolher os jovens participantes nas instalações paroquiais, mas não precisamos, porque muitas famílias abriram as portas de suas casas. Tudo isso nos permite viver o Sínodo de uma forma mais concreta”

Mais informações sobre o encontro ecumênico em https://together2023.net/pt/home-portuguese/