O núncio apostólico na Eslováquia, dom Nicola Girasoli, celebrou uma missa na cidade italiana onde nasceu usando uma casula com estampa de oncinha.

No dia 7 de setembro, a página do Facebook da catedral de Ruvo de Puglia, na província italiana de Bari, publicou fotos que mostravam o ex-núncio apostólico no Peru, usando uma casula com estampa de oncinha em uma missa ao ar livre. A publicação causou polêmica e as imagens foram apagadas.

Dom Girasoli celebrou a missa por ocasião dos 40 anos do pároco local, padre Salvatore Summo.

Segundo o jornal italiano La Repubblica, internautas fizeram diversos comentários sobre a casula, que era “uma decadência de estilo”, “desoladora”, “elogios pelo visual” ou “da série Cruella” –referindo-se a uma das vilãs da Disney. “Agora o bispo corre mais rápido”, disse outro.

O jornal Il Tempo diz que alguns que saíram em defesa do arcebispo recordaram que o papa Francisco usou uma casula com motivos semelhantes em setembro de 2019 em Moçambique. A casula era branca e tinha decoração marrom com o mapa do país africano ao centro.

A catedral do Ruvo publicou uma explicação na sexta-feira (15): “Dadas as interpretações particulares e sui generis, especifica-se que a casula usada para a celebração faz parte da expressão local da liturgia oficial dos povos africanos pobres pelos quais o celebrante sempre se interessou apaixonadamente em seu mandato pastoral. Esta casula foi usada para agradecer ao Senhor pela construção de uma casa para os mais necessitados naqueles territórios”.

“Percebemos que comentários desrespeitosos se devem à ignorância. Pedimos que sejam retificadas as interpretações inadequadas”, acrescenta.

O que é a casula?

A casula é a vestimenta litúrgica que o celebrante veste por cima das demais vestimentas. É uma peça alongada com uma abertura no centro para passar a cabeça e aberta nas laterais. Cai na frente e atrás, dos ombros até o meio da perna.

O padre ou bispo que celebra a missa se reveste com a casula: seu nome já indica que é como uma espécie de “casinha”, como um amplo manto que cobre a pessoa.

As cores variam segundo o tempo litúrgico (branco, verde, vermelho, roxo, rosa). Em celebrações especiais pode ter desenhos que destaquem a ocasião.