O papa Francisco exortou os fiéis a seguir o caminho do beato José Gregório Hernández, apóstolo da paz: “Sujar as mãos” e “promover o bem”.

Durante a Audiência Geral de hoje (13), o papa Francisco continuou o ciclo de catequeses sobre o "zelo apostólico", concentrando-se na figura de um leigo latino-americano, o beato José Gregório Hernández Cisneros, reconhecido pelo povo como o "médico dos pobres".

“Muitos comentam isto, tantos falam mal, muitos criticam e dizem que tudo corre mal. Contudo, o cristão não é chamado a isto, mas a enfrentar as questões, a sujar as mãos: em primeiro lugar, como nos disse São Paulo, a rezar (cf. 1 Tm 2, 1-4), e depois a comprometer-se não em tagarelices – a bisbilhotice é uma chaga –, mas na promoção do bem e na construção da paz e da justiça na verdade”, disse o papa.

Francisco prestou homenagem na praça de São Pedro a José Gregório Hernández, nascido na Venezuela em 1864. “Irmãos e irmãs, perante este testemunho, perguntemo-nos: eu, diante de Deus presente nos pobres perto de mim, diante daqueles que mais sofrem no mundo, como reajo? Faço alguma coisa ou fico como espectador?”, perguntou.

“Ele nos estimula a um compromisso perante as grandes questões sociais, econômicas e políticas de hoje”, disse o papa Francisco.

“Também isto é zelo apostólico, é anúncio do Evangelho, e isto é bem-aventurança cristã: ‘Bem-aventurados os pacificadores’ (Mt 5, 9)”, disse Francisco recordando que José Gregório Hernández se destacou pela sua dedicação aos mais necessitados.

José Gregório Hernández morre pronunciando o nome da Virgem

Depois de estudar medicina, José Gregório Hernández atendeu e ajudou gratuitamente aqueles que não podiam pagar por seus serviços médicos. A sua profunda relação com Jesus levou-o a dedicar a sua vida ao serviço dos outros e à procura da paz no mundo.

Ele morreu enquanto realizava um ato de misericórdia ao visitar um doente. O papa recordou assim a morte do beato: “Mas, enquanto atravessa a rua, é atropelado por um veículo; levado para o hospital, falece pronunciando o nome de Nossa Senhora. O seu caminho terreno conclui-se assim, numa rua, enquanto realiza uma obra de misericórdia, e num hospital, onde fizera do seu trabalho uma obra-prima como médico”.

Francisco saudou os peregrinos de língua espanhola e pediu ao Senhor, por intercessão do beato José Gregório Hernández, que os ajude a ser apóstolos da caridade e missionários da esperança, especialmente atentos e compassivos para com aqueles que sofrem.

“Sigamos o caminho do beato Gregório: um leigo, um médico, um homem de trabalho cotidiano que o zelo apostólico estimulou a viver praticando a caridade durante a vida inteira”, concluiu.

Na sua catequese, o papa Francisco também falou da importância da transmissão da fé pelas mães e disse que a fé é transmitida na “linguagem das mães”, um dialeto especial que só elas podem falar.

Relíquias da família Ulma levadas a Roma

O papa enviou uma calorosa saudação aos poloneses, especialmente ao arcebispo Adam Szal e à sua delegação, por terem levado a Roma as relíquias dos novos mártires beatos Józef e Wiktoria Ulma e os seus sete filhos.

“Que esta família de beatos sirva de inspiração para a devoção ao Sagrado Coração de Jesus entre vocês e todas as famílias polonesas, enquanto abençoo a imagem que levarão em peregrinação em sua arquidiocese. A todos envio a minha bênção”, disse o papa.

Festa da Exaltação da Santa Cruz

Na saudação aos fiéis em italiano, o papa Francisco recordou a Festa da Exaltação da Santa Cruz que será celebrada amanhã (14).

“Não nos cansemos de ser fiéis à Cruz de Cristo, símbolo de amor e salvação. Continuemos a orar pela paz no mundo, especialmente na aflita Ucrânia, cujos sofrimentos estão sempre presentes em nossas mentes e corações. A todos vocês, envio minha bênção”.