Uma estátua de mármore erguida em homenagem a santo André Kim Taegon, o primeiro padre e mártir da Coreia, será inaugurada e abençoada num nicho do lado de fora da basílica de São Pedro no sábado, 16 de setembro.

A iniciativa da Conferência Episcopal da Coreia surgiu na conclusão das celebrações do bicentenário do nascimento do santo.

Santo André Kim nasceu em 1821. Estudou num seminário em Macau e foi ordenado sacerdote em 1845, tornando-se o primeiro padre católico da Coreia.

Ele foi perseguido e preso por seus esforços de evangelização durante o governo da Dinastia Joseon e foi morto em 16 de setembro de 1846, aos 25 anos de idade.

O papa João Paulo II canonizou santo André Kim Taegon com outros 102 mártires da Coreiam entre os quais dez missionários franceses, durante a sua visita à Coreia do Sul em 1984.

O evento reunirá em Roma uma delegação de mais de 300 membros da Igreja coreana que inclui bispos, padres, religiosas e leigos.

Às 15h (hora de Roma) do sábado, o cardeal Lazarus Heung-sik You, atual prefeito do Dicastério para o Clero, celebrará uma missa para comemorar a instalação da imagem; e às 16h30 o cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da basílica de São Pedro, abençoará a estátua.

A Conferência Episcopal Coreana também planeja apresentar ao papa Francisco um modelo da imagem em menor escala, produzido separadamente pelo artista Jin-seop Han.

“Ficamos muito felizes com o fato do papa Francisco aceitar nossa proposta. É uma grande honra para nossa Igreja coreana, que é muito ligada à figura desse santo. Acreditamos e esperamos que ele possa ser cada vez mais amado e que a sua intercessão seja invocada pelos fiéis de todo o mundo”, disse à agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias, o cardeal Heung-sik You.

A estátua, que mede quase quatro metros de altura e pesa cerca de seis toneladas, foi esculpida em mármore pelo escultor coreano Han Jin-Sub, que trabalhou em colaboração com o artista italiano Nicolas Stagetti na cidade de Pietrasanta, em Versilia, Itália.

Jin-Sub disse que após receber a encomenda, pesquisou e criou a imagem de santo André Kim Taegon, mostrando-o com os braços estendidos e vestido com trajes tradicionais coreanos.