O papa Francisco recebeu hoje (11), na Casa Santa Marta, no Vaticano, a nova presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM).

Segundo ADN Celam, órgão de informação da instituição, o novo presidente do CELAM e arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, disse que o encontro foi “um momento de comunhão da Igreja Latino-Americana e Caribenha com o Santo Padre . Foi um momento muito rico e expressivo onde pudemos apresentar ao Santo Padre alguns elementos da Assembleia Geral realizada em maio em Porto Rico”.

A 39ª Assembleia Geral do CELAM aconteceu de 16 a 19 de maio. Além de dom Spengler, a nova diretoria, com mandato até 2027, é composta pelo arcebispo de Maracaibo, Venezuela, dom José Luis Azuaje, primeiro vice-presidente; pelo arcebispo do Panamá, dom José Domingo Ulloa, segundo vice-presidente; pelo bispo de San Pedro de Macorís, República Dominicana, dom Santiago Rodríguez, presidente de assuntos econômicos; pelo bispo auxiliar de Cuzco, Peru, dom Lizardo Estrada Herrera, secretário geral; e pelo padre Pedro Brassesco, da diocese de Gualeguaychú, Argentina, secretário geral adjunto.

Os novos dirigentes  apresentaram ao papa o andamento do processo de renovação e reestruturação do CELAM, que na opinião do seu presidente, “graças a Deus, vai muito bem”, tendo em vista o serviço das 22 conferências episcopais que o compõem. .

Também falaram com o papa sobre alguns temas da realidade da América Latina, pois “a situação dos países da nossa América Latina é muitas vezes delicada e a Igreja acompanha com dedicação buscando promover o discernimento”.

“Ouvimos do Santo Padre algumas orientações sobre como promover com mais rigor a própria missão do CELAM, que é promover a comunhão entre as conferências episcopais”, disse o arcebispo de Porto Alegre.

O padre Brassesco disse que, neste encontro com o papa Francisco, também foram discutidas as questões da formação nos seminários e dos abusos. Além disso, “foi informado sobre o processo de apropriação do texto da assembleia eclesial. O papa disse que era muito importante que não permanecesse algo formal, mas que continuasse a ser vivido como um processo de assembleia no continente”, disse o sacerdote.

O padre argentino disse que os bispos contaram ao papa “como foi vivido o Sínodo na América Latina e no Caribe, especialmente na etapa continental e na preparação da Assembleia com o encontro anterior em Bogotá”.

A primeira fase do Sínodo da Sinodalidade foi inaugurada em outubro de 2021. Ao final das etapas diocesana e continental, serão realizadas duas sessões no Vaticano: a primeira de 4 a 29 de outubro de 2023, e a segunda em outubro de 2024.

O venerável papa Pio XII fundou o CELAM em 1955.

“Foi uma resposta ao pedido que o episcopado Latino-Americano formulou em uma das propostas da primeira Conferência Geral, realizada no Rio de Janeiro. Desde a sua origem, promoveu a ajuda fraterna entre os bispos, gerando um espaço de comunhão e prestando apoio pastoral às conferências episcopais”, diz o site do CELAM.