O papa Francisco enviou suas condolências ao “querido povo” do Marrocos, onde um terremoto deixou mais de 2 mil mortos, ao final da oração do Ângelus ontem (10).

O papa disse que reza “pelos feridos, por aqueles que perderam a vida - tantos! - e por seus familiares”.

“Agradeço aos socorristas e a todos os que estão trabalhando para aliviar o sofrimento das pessoas”, disse.

Por fim, pediu que “a ajuda concreta de todos possa apoiar a população neste momento trágico”. “Estamos próximos ao povo do Marrocos”, disse.

Um terremoto abalou o Marrocos nas primeiras horas de sábado (9), matando mais de 2 mil pessoas e ferindo outras 2 mil.

As autoridades declararam três dias de luto por este forte terremoto de magnitude 6,8 que foi registrado na cordilheira do Atlas, ao sul da cidade de Marrakech.

A maioria das vítimas está na zona rural de Al Haouz e ainda existem alguns locais afetados onde as equipas de ajuda não conseguiram chegar.

Após a tragédia, a Cáritas Espanhola abriu uma campanha de ajuda para canalizar a solidariedade dos doadores espanhóis e enfrentar a emergência humanitária causada pelo terremoto, o maior já registado no país desde 1900.

A equipe de Cooperação Internacional da Cáritas Espanhola entrou em contato com a Cáritas Rabat para oferecer acompanhamento e apoio na gestão desta emergência sem precedentes na história recente do Marrocos.