Como já é tradição no final de cada viagem apostólica, o papa Francisco foi na tarde de hoje (4) à basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para visitar a Virgem, depois de passar quatro dias na Mongólia.

Depois de voltar da Mongólia a Roma num voo de dez horas de voo e 8,2 mil km percorridos sobrevoando dez países num avião A330 da ITA Airways, o papa Francisco foi à basílica de Santa Maria Maior rezar diante do ícone da Virgem Salus Populi Romani.

Francisco tornou-se o primeiro papa a visitar a Mongólia, onde vivem 3,2 milhões de habitantes, dos quais apenas 1,5 mil são católicos. Cerca de 53% dos mongóis se declaram budistas e 39%, ateus.

O avião A330 da ITA Airways que levou o papa, sua comitiva e 70 jornalistas de diversos meios de comunicação pousou no Aeroporto Internacional de Fiumicino às 16h01 (hora local italiana), após um voo de dez horas.

Pouco depois da decolagem, o papa enviou um telegrama ao presidente da Mongólia, Khürelsükh Ukhnaa, agradecendo a hospitalidade.

Enquanto o avião papal sobrevoava a República Popular da China, o papa abençoou o país.

Na sexta-feira (1º), às 10h, ele chegou ao aeroporto internacional "Chinggis Khaan" de Ulan Bator. Naquele dia, o papa Francisco foi à nunciatura apostólica descansar.

No sábado (2), a praça Sukhbaatar sediou a cerimônia de boas-vindas às 9h. Às 9h30, o papa fez uma visita de cortesia ao presidente da República, Ukhnaagiin Khürelsükh, no Palácio do Governo. Por volta de 10h20, reuniu-se, como habitualmente, com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático na sala “Ikh Mongol” do Palácio do Governo. Lá ele fez seu primeiro discurso público.

Às 16h aconteceu o encontro com os bispos, sacerdotes, missionários, consagrados, consagradas e agentes de pastoral na catedral dos Santos Pedro e Paulo, onde fez o seu segundo discurso.

No domingo (3), às 10h da manhã, o Francisco participou do encontro ecumênico e inter-religioso no “Teatro Hun”.

Às 16h, o papa rezou a missa no estádio “Steppe Arena”, e deu a homilia. Na segunda-feira (4), último dia da sua visita, o papa reuniu-se às 9h30 com os trabalhadores da caridade e inaugurou a Casa da Misericórdia, onde fez o último discurso.

A cerimônia de despedida aconteceu no aeroporto internacional "Chinggis Khaan" por volta de 11h30, de onde descolou logo depois, chegando por volta de 16h01 ao aeroporto internacional de Roma/Fiumicino.