O sacrário da paróquia Cristo Rei em Sorocaba (SP) foi violado e profanado ontem (31) à noite. O sacrário foi encontrado no chão pelo pároco, padre Marivaldo de Oliveira. “Antes de voltar a celebrar os sacramentos no templo violado”, escreveu o arcebispo de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine, em  nota, é necessário “realizar um rito penitencial a fim de reparar essa grave injúria à sacralidade do lugar e à santidade das celebrações”.

O rito de desagravo será celebrado hoje (1), às 19h30 por dom Julio.

“Exorto todos os fiéis da nossa arquidiocese a tomarem parte espiritualmente no rito de reparação através da oração e da penitência pessoal. Não é somente a comunidade local, mas toda a nossa Arquidiocese que sofre com a violação de igreja. Por isso todos nós devemos nos unir espiritualmente ao rito penitencial”, disse o arcebispo.

“Os delitos cometidos numa igreja atingem e prejudicam toda a comunidade dos que creem em Cristo, da qual o edifício sagrado é sinal e imagem”, disse dom Julio.

O arcebispo também pediu que se rezasse “pelos autores deste grave delito a fim de que reencontrem a vida da graça”

“O pedido de perdão de nossos pecados, a intercessão pela conversão dos que praticaram esta ofensa e o empenho sincero na própria conversão alcançarão de Deus a graça de ver restituída ao templo violado a sua dignidade bem como a de um crescimento na santidade de nossa igreja particular”, disse dom Julio.