Um fragmento da estátua do Cristo Protetor, da cidade de Encantado (RS), foi abençoado ontem (30) pelo papa Francisco ao final da Audiência Geral. Segundo o portal do Cristo Protetor, esta é a maior estátua de Jesus do mundo.

A Estátua de Cristo Protetor começou a ser construída em julho de 2019 no Morro das Antenas, em Encantado (RS). Foi concluída em 22 de abril de 2022. Ela faz parte da primeira etapa do complexo turístico religioso “Cristo Protetor” que terá lojas, restaurantes e mirantes. Também será inaugurado em novembro deste ano um elevador para os visitantes irem até o coração do Cristo.

O monumento do Cristo Protetor mede 43,5 metros de altura, contanto com o pedestal. Segundo o portal do empreendimento, trata-se do “maior do mundo em estátua (sem contar os pedestais), contando com 37,5 metros de altura. Em segundo lugar está o Cristo Rei, da Polônia, que conta com 36 metros de estátua, seguido do Cristo de La Concordia, na Bolívia, com 34,20 metros e o Cristo Redentor com 30 metros de altura”.

O fragmento abençoado pelo papa Francisco é da mão direito da estátua, pesa cerca de 5 quilos e mede 40 centímetros. Foi levado ao Vaticano pelos representantes da Associação Amigos do Cristo Protetor (AACE) de Encantado: o pároco da paróquia São Pedro, padre Genoir Pietra, o vice-presidente da Associação Amigos de Cristo, Robison Gonzatti, e a coordenadora de logística da AACE, Vanessa Goldoni.

Goldoni contou que o encontro com o papa Francisco a fez refletir sobre o projeto do Complexo do Cristo Protetor, desde o início “até hoje”.  “Todas as pessoas que passaram pelo Cristo Protetor, as mais de 200 mil visitas que nós já tivemos, todos os seus doadores, todo o pessoal que trabalha aos finais de semana recepcionando os fiéis, recepcionando os visitantes, tudo que a gente vive lá. Então, a emoção ela foi inevitável”, declarou.

Desde o início das visitas conduzidas no Cristo Protetor, em 8 de maio de 2021, mais de 210 mil pessoas de 50 países já passaram por lá.

Para padre Genoir, estar junto do papa Francisco foi um “momento privilegiado” de alegria e emoção. “Ele nos cumprimentou, olhou para nós, nos abençoou”, disse o sacerdote nas redes sociais.

“Momento de muita emoção, de fé, de gratidão e tudo isso levamos no coração junto com a gente nessa benção”, disse Robison Gonzatti, nas redes do Cristo Protetor.

Segundo a diocese de Santa Cruz do Sul (RS), o fragmento abençoado pelo papa irá retornar a Encantado. Depois de algumas semanas, como forma de divulgar o Cristo Protetor, será enviado em peregrinação por catedrais de todo o Brasil.

As visitações ao Cristo Protetor acontecem aos sábados, domingos e feriados nacionais das 9h às 17h. Mais informações no site.