Um juiz distrital de Massachussetts, EUA, decidiu hoje (30) que o ex-cardeal e arcebispo de Washington, Theodore McCarrick, não tem capacidade para ser julgado por acusações criminais de abuso sexual em Massachusetts.

Exames separados da saúde mental de McCarrick encomendados pela defesa e pela acusação concordaram em apontar a incapacidade.

McCarrick foi acusado em um tribunal estadual de três acusações equivalentes a atentado violento ao pudor e agressão a uma pessoa com mais de 14 anos. O ex-cardeal foi acusado de ter abusado sexualmente de um adolescente amigo da família em uma cerimônia de casamento na década de 1970 no Wellesley College em Wellesley, Massachusetts.

Esse adolescente foi identificado pelo NorthJersey.com em fevereiro como James Grein, um ex-residente de Nova Jersey, agora com 64 anos.

As acusações em Dedham, em Massachussetts, foram as primeiras acusações criminais enfrentadas por McCarrick após várias acusações de abuso sexual de menores e seminaristas, que levaram à sua remoção do estado clerical em 2019.

No entanto, as acusações criminais de agressão sexual movidas contra McCarrick em Wisconsin em abril ainda estão pendentes, assim como uma série de ações civis.